art spaces em curitiba

por Cantão

Curitiba é uma cidade conhecida pelos seus inúmeros parques, praças e espaços ao ar livre famosos, como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame, e os parques Barigui e Tanguá. Mas a cidade também é repleta de art spaces que valem a pena dar aquela conferida:

Museu Oscar Niemeyer: como já é de se esperar, o museu projetado pelo arquiteto que leva seu nome é uma obra de arte por si só. O espaço é dedicado às artes visuais, design, arquitetura e urbanismo e tem a maior área expositiva da América Latina: 17 mil metros quadrados!

Também conhecido como Museu do Olho, devido a forma de um de seus edifícios, hoje é uma instituição cultural com projeção nacional e internacional devido a sua grandiosidade, beleza e importância do acervo.

post_capa_artspaces_sim

Galeria Sim + Galeria Simões de Assis: ambas as galerias ficam no mesmo endereço: uma casa linda de viver no Batel (A Casa de Pedra + anexo). A SIM, inaugurada há 4 anos, tem como foco a arte contemporânea e é bem minimalista: com paredes brancas, muito vidro e chão de concreto, as obras reinam absolutas.

post_capa_artspaces_simoes

Já a Simões de Assis foi fundada em 1984 e também tem como foco as artes moderna e contemporânea. Já em seu interior, uma experiência totalmente diferente de sua vizinha: um ambiente mais aconchegante que permite que você perceba a relação ambiente-obra. Nos fundos uma deliciosa surpresa: o Café Arte e Letra, onde você pode aproveitar as delícias e ainda encontrar uma seleção de livros novos e usados a ótimos preços.

post_capa_artspaces_solarosario

Solar do Rosário: instalado em uma casa do final do século XIX, no centro histórico de Curitiba, o Solar do Rosário, é um local de difusão de arte e cultura. Com uma ativa e extensa programação, inclui cursos, oficinas, ateliês, lançamentos de livros e outros eventos culturais.

Na galeria de arte do Solar funcionam permanentemente 7 salas que abrigam as mais variadas formas de arte: desde gravuras a produções de artistas de vanguarda, passando por obras que tenham alguma ênfase acadêmica. Como a casa fica no Largo da Ordem, vale conhecer toda a região, repleta de sebos e restaurantes bacanas.

Aqui você pode ver nossas dicas anteriores de art spaces em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.