art spaces no Rio

por Cantão

Que tal um fim de semana artsy pelo Rio? Depois das dicas de art spaces espalhados por Sampa, lá vai algumas sugestões inspiradoras aqui nas terras cariocas:

Galeria Nara Roesler: uma das mais importantes galerias de arte contemporânea brasileiras ganhou recentemente um endereço na cidade maravilhosa. Depois de 25 anos atuando em SP, a galeria se rendeu aos encantos do Rio e abriu uma filial em Ipanema. Lá você encontra obras de artistas influentes como Tomie Ohtake, Vik Muniz, Daniel Buren e Raul Mourão.

Para debater a apropriação do espaço e a relação com arquitetura, rola a exposição “Fatos Arquitetônicos“, individual de Eduardo Coimbra. A mostra, que fica em cartaz até 05/06, traz cerca de onze obras inéditas, realizadas especialmente para a exposição. Não perca também a expo “Levitação” de Rodolpho Parigi.

Vai lá: Rua Redentor, 241 – Ipanema

post_capa_artspaces_rio_01r

Largo das Artes: espaço de arte contemporânea onde se aproveita e se produz arte.
O charmoso sobrado que fica no centro histórico do Rio oferece cursos, abriga ateliês e ainda é a sede de um programa de residência artística que tem atraído talentos do mundo todo!

Até o 12/06 rola a exposição “Transição e Queda“, onde três artistas propõe a investigação das possibilidades de uma prática artística à distância, sem saírem de suas cidades. A expo acontece simultaneamente em Porto Alegre.

Vai lá: R. Luís de Camões, 2 – Centro

post_capa_artspaces_rio_02

Artur Fidalgo: a galeria é democrática e abre as portas não só para artistas renomados como também para os novos talentos. Ela fica no Shopping Cidade Copacabana, que guarda um pedacinho da história cultural da cidade: o projeto arquitetônico de Henrique Mindlin — uma enorme rampa em caracol retrô-futurista e memórias de um passado de glória dos teatros Arena, Tereza Rachel e Opinião.

Por lá, Camila Soato traz a mostra “Uma diva, uma louca, uma macumbeira, meu deus ela é demais!” com 50 pinturas inéditas que celebram o nonsense. Simultaneamente, Guga Ferraz ocupa o Armazém Fidalgo com “Projeto totem-cabeça“. Imperdíveis, as exposições vão até 12/06.

Vai lá: Rua Siqueira Campos, 143 – 2° piso.