Fê Moreira conversa com Tayane Fernandes

por Fernanda Moreira

Começar um novo ano a partir da promessa do bem-estar: quem nunca? Ir à academia, fazer aquele curso desejado, beber mais água, passar mais tempo junto de quem a gente ama e menos tempo no Instagram… Na maioria das vezes, pensamos em um cenário idealizado de autocuidado e nos esquecemos que, na real, pequenas ações efetivas já fazem um efeito enorme na mudança. Não é o ideal, é o possível que vai transformar a rotina. E a constância. Foi aí que descobri o trabalho da Tayane, nutricionista, que escolheu o Ayurveda como linha de trabalho e que traz conteúdos inspiracionais pra quem, assim como eu, tá repensando a vida toda. Vê só:

1) Vamos começar pelo começo hehe: o que é o ayurveda

De forma breve e simplificada, a raiz da palavra Ayurveda significa conhecimento ou ciência da vida, sendo considerada uma das mais antigas abordagens de cuidado do mundo. A partir da perspectiva da Ayurveda a ideia de saúde e bem-estar está diretamente relacionada a entender aspectos da vida como um todo – alimentação, rotina, local de moradia, clima, relações interpessoais, estado mental, entre outras – e traz a compreensão das influências destes e do equilíbrio dos elementos da natureza presentes em nós como fatores que podem beneficiar ou prejudicar nosso estado de saúde e bem-estar. 

2) Como você descobriu essa medicina milenar? 

Descobri a Ayurveda através de um livro chamado “Nutrição Evolutiva”, de Gabriel Cousens, quando estava no final da faculdade, em 2013. Um dos capítulos falava brevemente a respeito do tema, mas o assunto fez tanto sentido para mim que comecei a ler qualquer coisa que tivesse relação com o assunto. 

Depois de um tempo encontrei um tutor que me ajudou com as primeiras leituras e ensinamentos. Semanalmente após o trabalho ia no espaço em que ele atendia, sentava na biblioteca e ficava estudando por horas. Até que fui a um seminário em São Paulo, foi quando descobri que o instituto Naradeva Shala tinha uma pós-graduação certificada pelo MEC sobre o tema, não pensei duas vezes e comecei o curso no ano seguinte. Esse assunto na época era pouquíssimo conhecido, ainda lembro de ter que explicar sobre ayurveda toda vez que me perguntavam em qual área eu fazia pós. Foram anos de estudo até que em 2016 fui para a Índia beber da fonte original de conhecimento e unir com meus conhecimentos sobre alimentação saudável, em um curso avançado. Eu mergulhei de cabeça e sigo imersa até hoje nesse universo maravilhoso da Ayurveda

3) Por que a sua escolha pelo ayurveda como guiança para uma rotina de alimentação mais saudável? 

Desde quando conheci a Ayurveda tudo sempre fez muito sentido pra mim. Ao longo da minha vida eu fui incentivada a seguir uma alimentação saudável tendo como base frutas, verduras, legumes, alimentos o mais naturais possíveis, além de caminhar pelo lado das plantas, chás, banhos e ervas quando precisava recorrer a um aporte maior para minha saúde e bem-estar. Estar perto da natureza me alimentava, me nutria e acho que a Ayurveda me permitiu dar nome a muitas coisas que eu já acreditava, mas não entendia o por quê. Respondendo a sua pergunta, como a minha formação de base é a nutrição, a alimentação adequada e saudável acaba se ligando ao meu trabalho com a Ayurveda de alguma forma. O que faço muitas vezes é unir a ancestralidade da Ayurveda com a ciência moderna da nutrição para o que faz sentido na minha rotina e na de pessoas que se consultam comigo.

4) Me corrija se eu estiver errada hehe. Na ayurveda, existe uma consistência na rotina e nas práticas cotidianas. Por onde começar? Aqui, algumas dicas básicas de pequenos rituais pra quem tá lendo aqui! 🙂 

Gosto de dizer que Ayurveda é um convite diário para olhar atentamente para nossa saúde. Nos textos clássicos, escritos a milhares de anos, já existem indicações sobre rotinas

diárias e também sazonais que podemos incluir no nosso dia a dia para melhorar cada vez a nossa saúde e bem-estar. O nosso corpo gosta de rotina. 

Se eu pudesse dar dica de algumas rotinas-chave para se fazer pela manhã seriam: – Acordar o mais cedo que puder, para ajustar o ritmo do seu corpo ao ritmo da natureza; 

– Reduzir estímulos no primeiro momento da manhã, observando o seu corpo e as suas necessidades antes de olhar para o mundo: entender se dormiu bem ou mal, se está com fome, se existe algum desconforto, perceber como está sua pele, digestão, humor etc; 

– Fazer sua higiene diária: raspar a língua e escovar os dentes; 

– Atentar às necessidades urgentes: ir ao banheiro, beber água, comer etc. 

Existem rotina para tudo: dormir, acordar, rotina da tarde, para se alimentar e por aí vai. Somos pessoas diferentes e cada uma terá uma necessidade específica, mas de uma forma geral as rotinas nos deixam mais presentes e atentas aos ritmos da natureza e às necessidades do nosso corpo. Em alguns casos é uma questão de escuta do que seu corpo está pedindo naquele momento. 

5) O que é uma visão holística e integrativa sobre nosso corpo? 

São visões em saúde baseadas no modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo, que buscam estimular mecanismos naturais de prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde, por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. 

6) Estamos  começando um novo ciclo, um novo ano. Como o Ayurveda pode auxiliar nesse momento? 

A Ayurveda está ligada aos ritmos da natureza e seus ciclos de transição estão relacionados com as estações do ano. No dia 21/12 entramos oficialmente no verão e existem algumas práticas que podem auxiliar nesse momento. 

Eu separei algumas dicas simples: 

– Consumir alimentos de acordo com a fome real; 

– Preferir alimentos da época (veja o e-book disponível no meu perfil); – Dar lugar a especiarias refrescantes como coentro, hortelã ou cardamomo; – Evitar longas exposições olhares e se o fizer, proteger a cabeça do calor excessivo; – Preferir atividades físicas menos intensas. 

Se você quer ir mais a fundo, eu gravei uma aula que explico as influências da estação e como podemos usar os conhecimentos da Ayurveda para ampliar nossa saúde e bem-estar durante essa época do ano, se você quiser assistir vá ao meu instagram

Que 2023 seja leve, consciente e saudável pra nós! <3