ouça o disco do Baltazar sem Pressa

por Cantão

Há pouco tempo, falei da banda Baltazar aqui no blog quando comentei que estava louca pra ouvir o EP de estreia deste quarteto carioca batizado de Pressa. Ouvi, gostei e recomento muito! Pedro Mib, Eric Camargo, Jota Costa e Pedro Tentilhão são amigos desde o colégio e emergem da novíssima cena musical do Rio que, vamos combinar, está em ótima fase.

Apesar de dar nome ao trabalho Pressa não é, digamos, a palavra de ordem destes guris. “Estudávamos juntos no colégio mas só na faculdade passamos a alugar um estúdio pra ensaiar com frequência. Isso foi em 2014. Em 2015 começamos a tocar em lugares que já frequentávamos mas não tínhamos um áudio decente pra mostrar pra ninguém“, relembra Eric, compositor e guitarrista da banda. “Nesta época começamos a precisar de material pra mostrar nosso trabalho para gente que tinha nos visto ao vivo e queria nos chamar pra algum projeto“, completa Tent, apelido carinhoso de Pedro Tentilhão, batera do Baltazar.

post-balthazar-odisseia-03

Foi aí que os jovens músicos decidiram entrar estúdio e gravar as cinco (ótimas) músicas deste primeiro EP. “Tínhamos música pra um CD completo mas optamos por gravar antes um EP só com cinco canções autorais porque queríamos um material bem feito, que representasse com fidelidade e alma nosso som. Pra quê pressa?“, questiona o bem humorado Eric.

Pois é, pra quê pressa quando se tem como ‘padrinhos’ o premiado produtor musical Daniel Carvalho, filho do mestre Dadi, e Berna Ceppas? A dupla abraçou o projeto e produziu o EP no estúdio Maravilha 8. Na verdade quem assina a produção é Daniel mas ele contou com o auxílio luxuoso de Berna.

post-balthazar-odisseia-01

Já disponível online, Pressa foi gravado em um raro gravador de fita cassete dos anos 80 para deixar o processo mezzo analógico e soar antiguinho. “Desafinar” abre o EP com sua levada setentista. Em seguida, minha preferida: “São Salvador”, um sambalanço inspirado na praça homônima, em Laranjeiras, um dos berços da boemia carioca. “Eu não volto mais pra casa”, “Por quê” e a faixa-título completam o trabalho.

Este início está sendo bem maneiro. As pessoas estão começando a nos ouvir, ir aos shows e, muitas voltam pra casa já sabendo cantar as músicas. Tudo muito verdadeiro e devagar do jeito que queremos“, afirma Jota. Eu ainda não conferi o som da banda ao vivo, mas teremos a oportunidade de ouvirmos juntos neste sabadão, no Teatro Odisseia. A noite vai contar ainda com show da superbanda Letuce.

Temos um encontro marcado no Teatro Odisseia, dia 18/06 às 21h. Até lá! 😉

créditos da foto: Jorge Bispo