Lembra que já contamos por aqui sobre o Metrônomo? Com patrocínio do Cantão, o projeto chega a sua terceira edição promovendo encontros entre artistas e suas artes através de minilivros em formato de vinil. Depois de Tiê e Letícia Novaes lançarem seus contos numa tarde super astral no parklet do Cantão no Rio de Janeiro, é a vez da cantora e compositora soteropolitana Marcia Castro promover o lançamento do seu minilivro em Salvador no dia 20/04 (quarta-feira) no Palacete das Artes com entrada gratuita.
A provocação deste projeto é incitar os atravessamentos artísticos entre uma turma que produz arte contemporânea (música, literatura, poesia, imagens). A principal motivação é juntar o universo musical com o da literatura através de contos (ficcionais) ou crônicas, ilustrados.
Ao longo deste ano, lançaremos dez minilivros e escolhemos Marcia Castro pra estar conosco porque ela uma artista talentosa, super parceira e envolvida, verdadeiramente, com a música.
“A música sempre esteve presente em minha vida, desde que estava na barriga de minha mãe, por conta de meu pai ser um cara apaixonado por música. Era natural ouvir música todos os dias e a todo momento em casa. Ele me ensinou tudo sobre músicos, cantoras, instrumentos e estilos. Foi e ainda é um grande mestre para mim. Profissionalmente, ela entrou aos 16 anos quando comecei a cantar nos bares e espaços culturais de Salvador,” conta a artista que é a cara do projeto.
Além dos contos, os minilivros são ilustrados por experts. O da Tiê ganhou os traços da Veridiana Scarpelli, já o da Letícia teve a luxuosa contribuição dos desenhos de Elisa Riemer. O conto da Marcia Castro foi ilustrado pela artista Vânia Medeiros que captou com perfeição a sensibilidade do texto.
Não é de hoje que os cruzamentos da linguagem contribuem (muito) para a arte ocupar o lugar de contemplação e, porque não (?) salvação, no mundo. Dialogando diretamente com esta questão, o projeto propõe o encontro de músicos com ilustradores, poetas e artísticas plásticos.
“Estes cruzamentos alimentam a arte. É importante arejar, criar espaços fora do nosso universo profissional e pessoal para se preencher de outros elementos e, daí, criarmos novidades. Senão ficamos monotemáticos. Eu me permito os atravessamentos, preciso deles para me movimentar com desejo pela vida. Ir ao cinema, se permitir uma dança, escrever um conto, ver uma performance. Tudo isso me desloca de mim mesma e me povoa de novas sensações“, afirma a cantora.
Temos, então, um encontro marcado: próxima quarta, véspera de feriado, no Palacete das Artes, Marcia Castro vai autografar seu novo lançamento a partir das 16h. Cada minilivro custa apenas 10 reais e às 19h30, ela ainda dará uma canja pra gente.
É ou não é um luxo?! 😉
Você também pode aproveitar e garantir o seu aqui no site da Pipoca Press.
créditos das fotos: Pedro Bonacina e Renata Terepins.