Cultura música e cor: conheça o projeto metrônomo

post por Cantão

Cultura música e cor: conheça o projeto metrônomo

Cultura, Eu ♡ Escrever

Desde que passei a cursar pós-graduação em “Formação do Escritor” na PUC-Rio, várias ideias unindo música e literatura vagam pela minha cabeça. O livro “Som&Pausa – Vozes da cena contemporânea” lançado ano passado pela editora Guarda-Chuva é um deles. O segundo projeto que saiu do papel e se prepara para ganhar as ruas é o Metrônomo.

Nesta semana, com o apoio afetivo e fundamental do Cantão, os dois primeiros mini-livros serão lançados e música, literatura e ilustração estarão reunidos em um só projeto.

post_metronomi_tie

Metrônomo é o relógio que mede o tempo do andamento musical. Metrônomo remete a metrópole e metrópoles têm tempos próprios, muitas vezes acelerados demais para contemplação da arte. Com uma ideia na cabeça e um pouco de cara de pau, procurei o Pedro Lima e a Manon Bourgeade — a dupla gênia à frente da Pipoca Press — com a proposta de promover através de mini-livros, em formato de vinil, encontros entre artistas contemporâneos e suas mais diversas manifestações artísticas.

post_metronomi_leticia

A provocação do projeto é incitar os atravessamentos artísticos entre uma turma que produz arte contemporânea (música, literatura, poesia, imagens) através de contos ou crônicas ilustrados. Serão lançados dez mini-livros entre fevereiro e outubro de 2016 de autoria de vários artistas contemporâneos. Para a estreia do projeto, convidamos duas cantoras que além de escreverem muito bem, são amigas-parceiras-talentosas: a paulista Tiê e a carioquíssima Letícia Novaes. Nestas horas, a máxima ‘quem tem amigos, tem tudo’ faz ainda muito mais sentido. Prontamente, ambas toparam (quase no escuro, confesso!).

Não é de hoje que os cruzamentos da linguagem contribuem (muito) para a arte ocupar o lugar de contemplação e, porque não salvação, no mundo. Dialogando diretamente com esta questão, o Metrônomo propõe também que este encontro artístico se faça através das ilustrações. Por isso, convidamos as ilustradoras Elisa Riemer e Dona Margot para darem cor e imagens ao conto da Letícia e ao da Tiê, respectivamente. Sou suspeita, é bem verdade, mas o resultado tá uma lindeza! Dá uma espiada:

Por isso, convido você pro lançamento do Metrônomo que vai rolar no mesmo dia do lançamento da coleção outono/inverno 2016 do Cantão no parklet localizado em frente a loja do Leblon, dia 18/02.

A noite terá autógrafos e, claro, pockets shows da Letícia Novaes e da Tiê porque quando esta turma toda se junta, faz festão. Ah, e dois outros bons motivos para você não perder esta noite que promete ser ‘sensa’: a entrada é gratuita e cada mini-livro será vendido pela pechincha de dez reais! Confirme sua presença aqui e até lá! 😉

Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone
FacebookInstagramVimeoPinterestTwitter

Direto do Insta

  • Sonhos e desejos por viver novas histórias nos acompanham no caminho. Conheça a nova coleção
#NaBagagem nas lojas e no site.

Assine nossa news

Arquivo