Tudo pra começar a montar uma hortinha em casa

por Cantão

Seja pra incrementar o tempero do dia a dia, fazer chás ou até mesmo um escalda-pés, ter uma horta é um facilitador da rotina, além de um pontapé para uma alimentação mais equilibrada e saudável no dia a dia. Afinal, a comida de verdade e cultivada com afeto sempre deve ter espaço na nossa mesa.

E foi pensando na valorização da sua participação no ciclo da natureza que a apresentadora e porta-voz da nova coleção, Fernanda Lima, contou um pouco mais da sua relação com o ato de plantar, cuidar, colher, e depois, se nutrir no segundo episódio da websérie especial que criou com a gente.
Como-plantar-horta-em-casa-24

E você, também acredita nessa conexão com o solo e na força dos alimentos que vêm da natureza, mas não sabe como pôr em prática? No Welcome To My Jungle de hoje a gente te ajuda com dicas para montar a sua hortinha em casa, além de uma seleção com os principais temperos pra você plantar aí. Confira! 

Tome nota: rotina importa sim

Como-plantar-horta-em-casa-5

Antes de montar a sua horta, tenha em mente que o cuidado diário é necessário. Além disso, lembre-se de que as ervas e hortaliças precisam de sol pleno para se desenvolverem e que uma vez ao mês é preciso adubá-las, ou seja: há toda uma rotina de cuidados necessária para que suas filhas verdes estejam bonitas e saudáveis para ingestão.

O que levar em consideração na hora de montar a sua horta 

A luz é outro aspecto importante para quem quer uma hortinha para chamar de sua! Isso porque as suas mudas vão precisar pegar pelo menos quatro horas diárias para um desenvolvimento saudável. 

Como-plantar-horta-em-casa-23

Se você pensa que ter espaço sobrando é premissa para criar a sua horta, se enganou. Tá em falta? Então tornar sua plantação vertical e escolher vasos menores e que se acomodem bem na parede é a opção mais viável. Caso você tenha espaço de sobra, pode optar por fazer a plantação no solo. Assim, você garante mais opções de vegetais e de quebra ganha um jardim verdinho em casa.

Eleger qual é o melhor vaso para usar também é uma dúvida muito comum em quem está começando as plantar mudinhas. A dica é entender o contexto do espaço e o seu orçamento para investir nesse item, isso porque você pode montar uma horta desde uma garrafa pet até um vaso autoirrigável de alta tecnologia. É só escolher!

Melhores temperos para ter na sua horta caseira 

Manjericão 

Como-plantar-horta-em-casa-manjericao

Perfeita para saborizar pratos, molhos e ser usada em rituais de bem-estar, essa erva ama luz e calor. O solo ideal para o cultivo é sempre úmido e a temperatura ambiente deve variar entre 18 ºC e 28ºC. Pede sol pleno e rega quatro vezes por semana. 

Cebolinha 

Como-plantar-horta-em-casa-cebolinha

O tempero tradicional de muitas casas brasileiras é de fácil cultivo. A melhor opção é fazer o plantio em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Necessita de luz solar direta e rega três vezes por semana.

Orégano 

Como-plantar-horta-em-casa-oregano

A erva aromática é ideal para se ter casa, porque, além de trazer sabor aos pratos, também é antimicrobiana. Seu solo deve estar levemente úmido e com alta luminosidade. Se animou? É fácil de cuidar! Exige sol pleno e rega três vezes por semana. 

Alecrim

Como-plantar-horta-em-casa-alecrim

A planta de origem mediterrânea é de fácil cultivo e um dos temperos mais versáteis da gastronomia! Vai da pizza simples ao prato mais rebuscado com facilidade, mas atenção! Ela precisa de bastante sol e água de duas a três vezes por semana. 

Agora que você já está por dentro de como é fácil criar um hortinha aí na sua casa, que tal colocar as dias em prática! Se tiver alguma amiga que vai curtir também, envia esse post pra ela!