Método Marie Kondo: saiba como organizar sua casa

por Cantão
Reprodução: Unsplash | Foto: Sarah Brown

Reprodução: Unsplash | Foto: Sarah Brown

A verdade é que quanto mais tempo passamos em casa, mais reparamos a bagunça ao nosso redor. Quando o assunto é organização, o que vem à cabeça para muita gente são imagens mentais de horas desgastantes para deixar tudo no lugar. Será que precisa ser assim?


A boa notícia é: não. Graças ao método da personal organizer Marie Kondo você pode seguir alguns passos simples para deixar a sua casa sempre organizada, além de trazer mais harmonia e leveza aos ambientes. A “guru da organização”, como é conhecida, lançou o livro A mágica da arrumação em 2011 e a série Ordem na Casa, em 2019. 

Marie Kondo diz que quando a gente consegue encontrar um lugar para cada item, fazemos bem não só para o ambiente, mas também para a alma e para o corpo. Uma espécie de organização interna também. Ficou curiosa? Leia mais e conheça as melhores dicas para deixar tudo no lugar. 

 

Leia mais: HOME SWEET OFFICE


“Ao organizar seus pertences, a pessoa reencontra seu foco e faz as pazes com ela mesma”


O método 
O método KonMari se baseia em dois princípios: a separação de tudo o que se tem (para entender quais são os itens essenciais e os inúteis) e a reorganização dos espaços de acordo com categorias. Além disso, a profissional costumar fazer um ritual de gratidão antes de descartar os doar os objetos. 


1. Tudo de uma vez e agora!

Sabe aquela ideia de arrumar um cômodo por vez? Então, pode esquecer! De acordo com Marie Kondo, é importante você visualizar tudo o que tem e começar a descartar o que não faz mais sentido ter na vida. Quando falamos descartar, também queremos dizer doar, ok? 

2.Guarde apenas aquilo que traz alegria

Será que aquele objeto guardado lá no fundo da gaveta da cozinha tem algum valor afetivo? Você só usa uma vez a cada ano e, ainda assim, ocupa um espaço enorme? Chegou a hora de dizer adeus! 

3.Eleja categorias, não lugares 

Como assim? Você pode começar pelas roupas, por exemplo. Isso não quer dizer que precisa arrumar o quarto. Assim deve seguir para as outras categorias, como documentos, fotos, livros. O legal de começar pelas roupas é porque sabemos exatamente quais usamos mais ou não. Arrumar cada cômodo de uma vez exige muito trabalho e esforço (o que faz com que a gente desista com mais facilidade, né?). Além disso, a dica mais legal é: tenha um  lugar para coisa. Sempre que tirar de lá, retorne. 
4.Tudo a vista  

Nada de pilhas nas prateleiras e gavetas. A personal organizer recomenda que as roupas devem ser guardadas na vertical para que sejam visualizadas. O mesmo acontece com os demais objetos. Se você não consegue visualizar tudo o que tem, é porque precisa descartar alguma coisa.

5. As caixas  organizadoras podem ser as piores inimigas

A profissional conta que não adianta ter uma caixa para guardar objetos se ela vive bagunçada. O ideal é organizar os armários e gavetas sem essas “caixinhas milagrosas”. Sai, preguiça. 

6. Sozinha, sim

 A dica é fazer a organização sem interrupção ou opinião de ninguém. Assim, vai ser mais fácil descartar as coisas que você não usa. Quando estamos acompanhadas, alguém sempre diz: “você tem certeza que vai dar isso?”. 

7.Todo dia ela faz tudo sempre igual 

Pois é, não tem jeito. Para manter tudo no seu devido lugar, é necessário que haja uma prática diária de organização. Além de poupar o seu tempo, aos poucos acaba virando um hábito. Vamos tentar?  


Gostou de conhecer um pouco mais do método de organização que ficou moda? Conta para a gente lá no Instagram! Vamos adorar saber.