5 restaurantes italianos no Rio

por Cantão

Não nega aquela boa macarronada de domingo? Tem quem não se limita a comer uma especialidade italiana apenas no último dia do final de semana. Nós amamos!

Depois de falarmos aqui das melhores cantinas em São Paulo, chegou a hora de falar dos nossos restaurantes favoritos aqui no Rio para mangiare bene. Confira:

capa-cantinasrj-03

Uma das trattorias cariocas mais famosas e autênticas é a Casa do Sardo, no coração de São Cristóvão. A especialidade são os frutos do mar, especialidades isolanas. A casa tem decoração pitoresca e bem aconchegante, como já é de se esperar das cantinas italianas.

Além de oferecer a culinária tradicional, o restautante funciona como uma espécie de centro cultural, onde você pode almoçar ou jantar assistindo a apresentações de músicos italianos e brasileiros.

capa-cantinasrj-02

Os sócios Paolo di Bella, nascido na Sicília, e Silvio Podda, natural da Sardenha, inauguraram recentemente a Trattoria Sarda, que também investe na cozinha italiana mediterrânea. A casa não tem o mesmo clima família da sua antecessora, mas também vale a visita!

Vai lá: Casa do Sardo – Rua São Cristóvão, 405 – São Cristóvão; Trattoria Sarda – Rua Teófilo Otoni, 206 – Centro.

capa-cantinasrj-04

A Tijuca também virou endereço para quem curte uma bella pasta. O Fiorino é uma boa pedida para quem quer curtir uma experiência gastronômica, sem precisar desembolsar tanto quanto outros restaurantes tradicionais da cidade. Aqui, massas frescas, risotos, pizzas ao forno à lenha e incríveis pães artesanais são oferecidos em um ambiente com clima intimista e decor aconchegante!

O casarão do início do século 20, decorado com lustres de ferro e brasões nas portas, já serviu de cenário para filmes do comediante Oscarito. O restaurante também já foi prestigiado como membro da Accademia Gastronomica Italiana, sediada em Bolonha. O único inconveniente, entretanto, é que a casa não aceita cartões de crédito, apenas dinheiro em espécie e cheque.

Vai lá: Av. Heitor Beltrão, 126 – Tijuca.

capa-cantinasrj-07

Entre a Lagoa e Ipanema, um pedacinho da Itália. Do mesmo grupo que o Fiorino, o Pomodorino segue a proposta de italiano mais acessível, mas com muito requinte.
O espaço chama atenção não só pela localização privilegiada, mas também pelas opções variadas, como a levíssima massa de garganelli al ragù di Agnello, um dos destaques do menu.

Sem dúvidas, o Pomodorino se consagrou como um dos locais mais aprazíveis e românticos da cidade para um almoço ou jantar calmo. Não esqueça de pedir o tiramisu de sobremesa e lembre-se: a casa também não aceita cartões de crédito, apenas dinheiro em espécie e cheque.

Vai lá: Avenida Epitácio Pessoa, 1104 – Lagoa.

capa-cantinasrj-06

Como o nome já indica, os pratos artesanais do Artigiano são o forte da casa. Tudo começou na cozinha de Dona Anna, uma típica mamma italiana que colhia ervas do seu quintal para temperar suas massas frescas.

Hoje, os irmãos Ana Lúcia e João Carlos Aleixo – à frente também do Pomodorino e do Fiorino – reproduzem as receitas maternas. A casa espaçosa no Jardim de Alah oferece delícias como o tortelli nero (feito com tinta de lula) de lagosta e aspargos frescos ao molho de açafrão. Delicioso!

Vai lá: Av. Epitácio Pessoa, 204 – Ipanema.

Buon apetito! 😉