som & pausa para ler

por Cantão

Do que é feita a música? Para Fabiane Pereira, é feita da mesma definição do dicionário: som e pausa.

Há 3 anos como apresentadora do imperdível programa Faro MPB (rádio MPB FM), Fabiane fez essa mesma pergunta para 50 músicos, produtores e agitadores culturais da cena carioca contemporânea. Daí veio o convite para compartilhar suas lembranças e momentos musicais mais importantes no livro “Som & Pausa“, lançado em maio pela Editora Guarda-Chuva.

Som & Pausa propõe uma diversidade de olhares, vozes, perspectivas e sentidos, buscando compreender as forças que constituem esse atual cenário”, conta ela.

Ela transformou em páginas todas estas experiências sonoras em lugares que marcaram os anos 2000. São depoimentos, histórias, poemas e outras formas de expressão artística de personalidades plurais e talentosas, que fizeram história no saudoso Cinemathèque, Circo Voador, Audio Rebel e Comuna, casas de show emblemáticas do Rio.

post_somepausa_01

O projeto nasceu da vontade de Fabi marcar essa safra da música independente carioca e dar voz e espaço à esta nova geração. Entre os convidados estão nomes como Alice Caymmi, B Negão, Cícero, Jonas Sá, Léo Feijó, Nina Becker, Mahmundi e os queridos Rick Yates, Bernardo Oliveira e Letícia Novaes.

post_somepausa_02

O livro é uma contribuição, mais uma peça para quem quiser montar o quebra-cabeça da produção cultural da virada do milênio e do início do século XXI”. A definição de Miguel Jost, pesquisador musical que assina a apresentação da obra, não podia ser mais acertada.

A gente só pode concordar e se inspirar.
Afinal, do que seria do som sem pausa e vice-versa? 🙂

créditos das fotos: I Hate Flash