loção tônica natural

por Cantão

Começo esta coluna para compartilhar o que mais me encanta: as medicinas da terra!

A natureza nos presenteia com uma infinidade de tesouros todos os dias: plantas que podem e devem ser usadas para o nosso bem. Se ampliarmos o olhar, vamos descobrindo que tudo é medicina. Aqui você vai poder acompanhar receitas naturais, simples e acessíveis, baseadas em pesquisas e experiências pessoais, muitas das quais adotei em minha vida.

Como já contei por aqui, tenho uma ligação especial com o poder terapêutico das plantas: ao lado de uma grande amiga, desenvolvo o Nii, linha de produtos aromaterapêuticos, 100% naturais e artesanais.

Para começar, uma receita de loção tônica que serve não só para deixar a pele mais bonita como também mais saudável e protegida. Como um grande manto protetor, a pele reveste todo o nosso corpo, protegendo contra as agressões externas e até de fatores ambientais, como o sol; por isso é fundamental se atentar aos cuidados dela.

post_receita01_junabuco_02

As loções tônicas são aliadas maravilhosas pra isso: servem para fazer uma limpeza mais profunda e ajudam a equilibrar o PH natural da pele. Elas são feitas basicamente da mesma forma que um chá infuso: sempre preparadas em recipientes de barro, louça ou vidro. E também podem ser feitas com diferentes plantas, cada qual indicada para um tipo de pele.

post_receita01_junabuco_01

Escolhi fazer com alecrim, pois além de versátil (pode ser usado em todos os tipos de pele, embora seja especialmente bom para peles normais à oleosas), é uma planta pela qual tenho imenso carinho.

Nesse preparo, o alecrim atua não só como um fungicida e bactericida, refrescando e aumentando a circulação, como também um ótimo adstringente.

post_receita01_junabuco_03

Você vai precisar de:

1 recipiente de vidro, louça ou barro com tampa
1 coador ou filtro de papel (pode ser um coador comum ou filtro de café)
10g de alecrim fresco
Rodelas de algodão

post_receita01_junabuco_05_chá

Como fazer:

Para preparar é só verter a água fervente sobre a erva (já lavada e picada) dentro do recipiente, na proporção de 1 xícara de chá para 10g da planta fresca. Deixar repousar por 15 minutos e filtrar. Esperar esfriar e aplicar no rosto limpo com algodão embebido no chá. Use diariamente!

Gosto de usá-las sempre frescas, não excedendo 24 horas.
Bom ritual!