sp-arte 2015

por Cantão

São Paulo está fervilhando de novidades no mundo das artes! É que amanhã começa a SP-Arte, a maior e mais importante feira de arte da América Latina. A 11ª edição, que ocupa os três andares do Pavilhão da Bienal, vai até domingo (12/04) e conta com a participação de 141 galerias de 17 países, entre elas 83 brasileiras.

post-sparte_2015_01

Entre os espaços mais interessantes, vale conferir o Showcase, no térreo, que traz trabalhos de galerias em ascensão. Outro destaque é para o Espaço Solo, que reúne galerias interessadas em apresentar as obras de um único artista.

A curadoria é de María Inés Rodriguéz (Musée d’Art Contemporain de Bordeaux) e de Rodrigo Moura (Inhotim). Bom para descobrir artistas novos!

post-sparte_2015_05

A novidade desta edição é um espaço totalmente dedicado à performance. Aproveitando esse momento em que a performance ganhou  maior visibilidade no país com a exposição de Marina Abramović, a SP-Arte vai ter pela primeira vez uma área para essa modalidade.

post-sparte_2015_03

Para quem curte moda, também tem muitos trabalhos de artistas que trabalham em parceria com grifes ou que tem em seu repertório uma relação com a moda. É o caso de Daniel Buren, artista francês que inspirou uma das coleções da Louis Vuitton e que criou a cenografia do desfile.

post-sparte_2015_04

Nazareth Pacheco, que cria roupas com miçangas e objetos cortantes ou perfurantes também traz um trabalho curioso, que foge do óbvio. Por fim, vale prestigiar o tributo à Yayoi Kusama, artista japonesa que fez história com sua obsessão por polka dots.

post-sparte_2015_02

Também vai rolar um ciclo de debates sobre o valor da arte e as tendências. O “Talks – Arte Como Valor” acontece no Museu de Arte Moderna (MAM), nos dias 9 e 10 de abril (quinta e sexta-feira), com lançamento de livros como “O que é um Artista?“, de Sarah Thornton, sobre os bastidores da arte contemporânea.

A programação completa tá na mão! 😉
Vai lá: de 09 a 12 de abril,no Pavilhão da Bienal. Parque do Ibirapuera, portão 3. Entrada: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).