marina abramovic em são paulo

por Cantão

Depois da sua apresentação mais marcante, Marina Abramovic chega a São Paulo com a tão esperada mostra Terra Comunal – Marina Abramovic + MAI.

Ela ficou numa sala por 3 meses seguidos, durante 776 horas, imóvel, com a expressão fixa, e sentada em silêncio numa cadeira sendo encarada por estranhos.

post_marinaabramovic_expoSP_01

Foi assim que a artista performática sérvia — que desde os anos 70 comove o mundo oferecendo a si mesma como obra de sua própria arte — lotou o MoMA (Museu de Arte Moderna de NY) com uma apresentação arrebatadora. “The artist is present” gerou ainda um documentário homônimo, que conta como foram os 6 meses que antecederam a mostra até o seu último dia:

Ela apresentará trabalhos inéditos este mês no Sesc Pompeia e no Sesc Belenzinho, numa grande retrospectiva de sua obra.

post_marinaabramovic_expoSP

Na mesma época, fará a estreia mundial de um documentário realizado durantes suas viagens de busca espiritual pelo país, dirigido por Marco Del Fiol e Cauê Ito e intitulado “The current” (A corrente, em tradução livre).

post_marinaabramovic_expoSP_02

A retrospectiva acontece em duas partes. Na primeira parte, com curadoria de Jochen Volz, serão reunidas três instalações da artista: “The House with the Ocean View” (A Casa com Vista para o Mar), “The Artist is Present” (A Artista está Presente), e a inédita “512 Hours” (512 Horas), criada a partir da performance realizada na Serpentine Gallery, de Londres, no ano passado.

post_marinaabramovic_expoSP_03

Na segunda parte, o público poderá participar do método Abramovic de arte performática: em sessões abertas ao público, ela vai ensinar, entre outras coisas, a ficar em silêncio absoluto e não morrer de fome em jejuns que duram dias – táticas quase militares para aprender a se colocar num grau de “consciência mais elevado”.

post_marinaabramovic_expoSP_04

Usando seu corpo como veículo, explorando seus limites físicos e mentais e, às vezes, arriscando sua própria vida no processo, ela cria performances que desafiam, chocam e nos fazem questionar.

Barreiras rompidas, a consciência expandida e a arte, como conhecemos, reinventada. Não dá pra perder por nada!

Vai lá: de 11/03 a 10/05 no SESC Pompeia – Rua Clélia, 93 – Vila Pompeia