Rita Wainer x Cantão

por Cantão

Saudade é amor, te sigo esperando”. É bem provável que você já tenha lido essa frase profunda acompanhada da ilustração de uma mulher de cabelos pretos ao vento, lábios vermelhos, olhos oblíquos. A personagem criada pela artista plástica Rita Wainer encara o mar do Píer Mauá, no Rio de Janeiro, enquanto espera o retorno de seu amor-marinheiro.

O mural gigantesco é um dos mais emblemáticos (e fotografados) da galeria a céu aberto do Boulevard Olímpico. A obra virou referência quando o assunto é street art brasileira e prova em cores de que a arte tem o poder de transformar o meio urbano.

post-ritawainercantao-05

Essa é uma das qualidades da sua arte independente: ela vai muito além do concreto cinza. Rita não leva o status da arte a sério, mas é expert em mexer com nossos sentimentos e dar voz à luta feminista. A paulista é mestre em resumir em uma frase certeira a confusão nossa de todo dia.

post-ritawainercantao-06

Com traços simples, palavras cortantes e cores vivas, seu universo criativo parece não ter limites. Inspirada pelo próprio cotidiano, às vezes colorido e leve, ora melancólico, mas sempre lindo, ela imprime sua densidade lírica não só nas ruas, como também em tijolos, pratos, cerâmicas e telas.

post-ritawainercantao-07

Estilista, figurinista, ilustradora, artista plástica ou, simplesmente, criadora. Rita é uma multi-mulher, capaz de subverter em poesia tudo o que passa batido. Qualquer espaço branco vira terreno fértil para a imaginação.

Seus textos e ilustrações se complementam e nos fazem entender que sua arte agridoce não tem a ver somente com sonhos e momentos pessoais, mas também com a sensibilidade e percepção do mundo a nossa volta.

post-ritawainercantao-02

É por essas e outras que a artista plástica empresta seu olhar para o Cantão em uma nova linha especial! Coragem, intuição, liberdade e força e todo o feminismo nosso de cada dia foi o que inspirou a colab Rita Wainer x Cantão

post-ritawainercantao-04

E pra celebrar essa parceria tão aguardada, deixamos um presente bem especial para a orla do Rio: colorimos toda a fachada do Bar Astor em Ipanema, com um grafitti que traz 4 deusas disfarçadas de mulheres normais. “Quero expressar o olhar da mulher de hoje sobre o mundo!“, ela contou.

post-ritawainercantao-08

A destreza para os pincéis e a escrita afiada veio de berço. Quantas mulheres incríveis estão na sua família! Rita é filha da artista Pinky Wainer, neta da escritora Danuza Leão e Samuel Wainer, o casal 20 dos anos dourados do Rio, e sobrinha-neta de Nara Leão, uma das musas da bossa nova. Dá pra perceber que a força feminina corre nas veias dela, né?

Dá o play pra se inspirar mais um pouquinho com essa novidade:

A linha especial Rita Wainer x Cantão já chegou nas lojas selecionadas do Rio (Rio Sul, Shop. Leblon, Barra Shopping, Gávea, Shop. Tijuca, Icaraí e Leblon) e na loja online.

Aproveite as peças (exclusivas e limitadas!) e leve a poesia de Rita por aí! 🙂