Pra ouvir: Chiara Civello

por Cantão

Chiara Civello é uma cantora e compositora italiana que adora o Rio. A artista já se apresentou diversas vezes na cidade, é linda, compõe em quatro idiomas, toca piano super bem (violão e ukelele também) e ainda já gravou com Chico Buarque, Gilberto Gil, Maria Gadu, Jesse Haris, Ana Carolina e em seu primeiro disco já ganhou uma parceria com o lendário Burt Bacharach.

Nômade musical, ela circula com desenvoltura pelo mundo e viveu os últimos anos entre Rio-NYC-Roma. É pesquisadora da nossa música e diplomata cultural. “O Brasil é irresistível, visceral, tem tudo mais alto, mais forte, da chuva até a alegria. A música brasileira, pra mim, é a sublimação do ritmo, harmonia, melodia e poesia, elementos essenciais de uma canção“, diz Chiara.

A artista também é boa de cozinha e se quer vê-la feliz é só dar a ela bons ingredientes, aparecer com tempo para tomar um bom vinho e bater papo. Ela sabe preparar deliciosas misturas como fez em seu novo disco, “Canzoni” (só de canções italianas), que tem “na receita” Eumir Deodato, Esperanza Spalding, Chico Buarque, Ana Carolina, Gilberto Gil e um sabor único de clássicos italianos que, vale dizer, são feitos assim só pelas mãos de quem ama de maneira passional o que faz.

O álbum ‘Canzioni’ é uma necessidade minha depois de cinco anos como compositora, de fazer um tributo à música do meu país, de interpretar do meu jeito algumas das canções que criaram a consciência musical italiana. Eu morei fora da Itália a partir dos meus 18 anos. Às vezes, você precisa ficar muito distante de algo pra entender o quanto este algo te pertence“, explica a artista.

Conheça mais sobre Chiara aqui, tenho certeza que você vai curtir o som e a beleza da moça. Ah, aproveita e treina o italiano! 🙂