O trabalho da Serafiniando é do jeito que a gente mais admira: é 100% à mão, sustentável, favorável ao cooperatismo social e ainda tem o objetivo nobre de trazer um pouco mais de cor para a casa das pessoas através da beleza poética do upcycling.
A história do ateliê focado na produção de quadrinhos de madeira reaproveitada começou quando a irmã da artista plástica Patrícia Serafim estava reformando sua casa. Ela retirou todos os tacos do ambiente e o que iria para lixo, acabou sendo resgatado e virando os primeiros quadrinhos.
O resultado ficou tão bacana que, junto da sua filha Aimée e da amiga Manu Asevedo, criaram a marca, que tem como objetivo ressignificar materiais antes descartados e transformá-los em obras que carregam criatividade, arte e poesia.
A produção dos quadrinhos é feita, em sua maioria, com tinta acrílica e madeira (as preferidas são as madeiras de reflorestamento e demolição, mas os caixotes, pallets e até mesmo ripas também têm vez). Eventualmente, a composição dos quadros é finalizada com vidros descartados, tecidos antigos, arames e materiais que as artistas costumam reaproveitar.
“Nossa principal função é evitar que mais lixo seja gerado e encontramos no artesanato uma maneira de tentar minimizar esse problema, fazemos isso através de parcerias com madeireiras e carpintarias locais onde recolhemos pedaços de madeiras descartadas e as transformamos nessas coisinhas lindas. Ainda na pegada ecofriendly, sempre que possível, fazemos as entregas na nossa querida Bike Serafim. Buscamos sempre uma relação mais humana e verdadeira entre nós, nossas peças e o público. O resultado tem sido muito bom e acreditamos que isso seja o futuro!”, conta Manu.
Segundo Patrícia, produzir os quadros de madeira tem sido uma forma de encantamento diário. Além disso, a Serafiniando tornou-se uma acumuladora de histórias e, mais que isso, uma loja capaz de imortalizá-las.
Em apenas dois anos de mercado online, o ateliê já atingiu a meta de potencializar a proposta para além do Rio de Janeiro. Hoje, elas realizam entregas para todo o Brasil. Já são três espaços no Rio decorados pela marca que também funcionam como espaços expositivos, já que é permitida a compra das peças no próprio local.
Ideia linda que valoriza a produção artesã, facilita a trocas entre produtores locais, e de quebra, beneficia a economia criativa. A gente amou!
Também curtiu? Então fique de olho nas novidades das meninas aqui! 😉
créditos das fotos: Red Werneck