Leia Mulheres

por Fabiane Secches

O Leia Mulheres é um clube de leitura inspirado no projeto-manifesto #ReadWomen2014, criado pela escritora e ilustradora britânica Joanna Walsh. A ideia por trás da hashtag é valorizar as mulheres escritoras em um mercado editorial com preponderância de vozes masculinas (saiba mais aqui). Com essa proposta, três leitoras entusiasmadas se reuniram para criar o clube de leitura em São Paulo. Hoje, mais de 16 cidades fazem parte do projeto. A participação dos leitores é gratuita.

A hashtag foi adaptada em vários idiomas, criando projetos desdobrados com o objetivo de aumentar a visibilidade das mulheres no mercado editorial. O Leia Mulheres faz parte de uma série de ações. Conversamos sobre o projeto com Michelle Henriques, uma das criadoras:

post-leiamulheres_02

Como vocês se conheceram? E como surgiu a ideia do clube?

A Juliana Gomes teve a ideia de transformar a hashtag #readwoman2014 (#leiamulheres2014), criada por Joanna Walsh, em um clube de leitura. Ela e a Juliana Leuenroth já eram amigas de longa data e me convidaram para participar do projeto.

post-leiamulheres_03

Qual foi o maior desafio do clube até aqui?

Muitas pessoas ainda se apegam à ideia de que mulher escreve apenas literatura “feminina”, título do qual discordamos absolutamente. Nossa proposta com o clube é mostrar que mulheres produzem todo tipo de literatura, do romance ao terror, passando pela poesia e pela não-ficção.

post-leiamulheres_04_01

Se tivesse que escolher um favorito entre os livros já discutidos no clube, qual seria? E por quê?

Se eu tivesse que escolher apenas um seria “A Amiga Genial”, de Elena FerranteLi o livro, não gostei tanto, mas depois da discussão passei a enxergar diversos pontos, a obra cresceu dentro do meu entendimento. Essa troca de experiências e ideias torna a leitura mais rica.

post-leiamulheres_06

Quais autoras vocês recomendam que a gente acompanhe em 2016?

Eu recomendo “Ana de Amsterdam”, de Ana Cássia Rebelo, recém lançado no Brasil, bem como “A História do Novo Sobrenome”, continuação da tetralogia de Elena Ferrante.

Acompanhe as novidades do clube por aqui.