Comandado pela chef Manu Zappa, o Prosa na Cozinha, que ocupa um charmoso ateliê no Jardim Botânico (Rua Lopes Quintas, 147), é um espaço que faz as vezes de laboratório e restaurante, conhecido por oferecer aulas descontraídas de gastronomia para cozinheiros amadores e iniciantes na prática culinária.
E não é que o espaço faz jus à máxima de que a cozinha é o coração de uma casa? Uma delícia! Fomos bater um papo com a chef e de quebra, aprendemos uma receita que é imperdível: risoto de camarão com limão siciliano. Anote e copie em casa!
Você vai precisar de:
– 80g de arroz tipo arbóreo ou carnaroli (por pessoa)
– 800g de camarão (porção para 6 pessoas)
– 1 cebola grande em cubos
– suco de 2 limões sicilianos (reserve as raspas)
– 1 taça de vinho branco
– 50g de manteiga
– 1 colher cheia de sopa de requeijão ou queijo parmesão ralado a gosto
– coentro a gosto
– azeite, sal, pimenta do reino e alho a gosto
Para o pesto de coentro:
Bata no liquidificador coentro e azeite (a gosto).
Para o caldo de legumes caseiro:
Antes de iniciar o risoto, prepare o caldo de legumes: em uma panela junte 1 litro de água e os legumes de sua preferência. A sugestão de Manu leva cenoura, cebola, alho, aipo, alho poró e duas folhas de louro. Junte todos os ingredientes lavados na água e leve ao fogo alto; quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Reserve.
Como fazer:
Em uma panela tipo wok, refogue alho e azeite. Adicione os camarões e deixe-os dourar levemente. Para não perder o ponto, retire os camarões antes de ficarem completamente rosados. Reserve. Na mesma panela, refogue alho e cebola, adicionando o arroz escolhido. Mantenha o fogo alto. A seguir, acrescente as raspas de limão siciliano, o suco de limão, sal, pimenta do reino e a taça de vinho branco. O segredo do risoto é nunca parar de mexer! Quando o álcool evaporar, comece a adicionar uma concha de caldo.
Mexa bem, até começar a secar. Adicione o pesto de coentro e mais uma de concha de caldo. Volte a adicionar mais caldo quando o anterior tiver sido absorvido. Junte o camarão e continue até que o arroz esteja al dente (25 a 30 minutos). Quando o arroz estiver no ponto, adicione o requeijão (ele deixa o prato mais leve e cremoso) ou o queijo parmesão ralado. Desligue o fogo e acrescente a manteiga; espere derreter e sirva.
Além de conduzir a programação, Manu também convida outros chefs para incrementar as atividades. Os encontros acontecem todos os dias, à tarde e à noite, e duram cerca de três horas. A agenda pode ser consultada aqui no site.
Boa pedida pra aprender e saborear! 😉
créditos da foto de Manu Zappa: Renato de Aguiar