Dica valiosa pra quem ama cinema: aproveitar que dia 07 começa em SP e no Rio o Festival É Tudo Verdade. O evento é dedicado à cultura do documentário na América Latina, com mais de 80 filmes em sessões gratuitas.
O destaque vai para títulos como “Fogo no mar”, vencedor do Festival de Berlim, que será exibido na abertura em SP.
O filme de Gianfranco Rosi aborda a crise dos refugiados na Europa a partir de Lampedusa, na Sicília. Desde que começaram a chegar ali os primeiros barcos de refugiados, em 1991, a bucólica ilha de pescadores recebeu milhares de imigrantes em barcos precários vindos da África ou do Oriente Médio, na maior crise humanitária da Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial.
O documentário teve uma conquista inédita do Urso de Ouro, o prêmio máximo do Festival de Berlim — que até então só havia honrado filmes ficcionais.
Na abertura no Rio, no dia 8 de abril, será exibido “As incríveis nuvens artimanhas da nuvem cigana“, de Paola Vieira e Claudio Lobato. O filme se passa no Rio de Janeiro dos anos 1970, quando formou-se o coletivo artístico Nuvem Cigana, que reuniu poetas, artistas gráficos, fotógrafos e músicos. Apagando fronteiras entre arte e vida, de olho na utopia, tornaram-se uma geração que desbravou caminhos, antes que a indústria cultural dominasse o panorama.
O É Tudo Verdade 2016 fará ainda uma retrospectiva da obra do diretor Carlos Nader. Haverá também uma mostra especial com documentários sobre Olímpíadas e sessões dedicadas aos cineastas Chantal Akerman, Ruy Guerra, Claude Lanzmann e Haskell Wexler.
Os documentários premiados vão para BH, Brasília, Recife e Santos. Imperdível, hein? Os horários e locais das sessões você confere aqui.