amor em forma de comida

por Cantão

Cozinhar é uma forma de amar os outros. Afinal, comida caseira, é sempre mais gostosa.
E tem melhor tempero que o carinho?

Nessa onda de se preocupar não só com a saúde, mas também com a preparação dos alimentos, algumas marcas artesanais estão surgindo com comidinhas deliciosas. E o melhor: tudo é feito à mão. Selecionamos as novidades que você precisa conhecer (e provar) já:

post-marcasartesanais-03

A Nuu começou da vontade da mineira Rafaela, que tinha uma vontade enorme de comer um pão de queijo gostoso aqui no Rio, mas nunca achava. Como ela cresceu ouvindo “ô fia, não coma nada que sua avó não considere como comida”, não podia ser diferente: ela tinha que botar a mão na massa e criar seu pão de queijo artesanal!

Junto do seu sócio e chef de cozinha Erik Nako, ela visitou fazendas do interior mineiro pra estudar o pão de queijo da roça, aquele originalíssimo: feito com polvilho caseiro, queijo curado de leite cru, ovo caipira e banha de porco. Depois os dois visitaram quitandeiras, fábricas e cafés que ofereciam pães de queijo de diferentes formatos e sabores.

post-marcasartesanais-01

Depois dessa pesquisa toda, foi num livro de culinária dos avós da Rafa que eles encontraram o caminho para a receita perfeita. O resultado foi uma receita sem glúten e com insumos 100% naturais.

O segredo deles? O queijo, uai! A marca tem uma preocupação enorme com a produção dele. As vaquinhas da fazenda (a Malhada, a Pintura, a Grampola e a Nuubia) vivem livremente pelo pasto, o que influencia muito o resultado da produção do queijo artesanal. A técnica foi passada de geração em geração e até tombada como Patrimônio Imaterial do Brasil. Coisa importante!

post-marcasartesanais-04

Toda essa história vai muito além de um pão de queijo gostoso: a Nuu também tem muita consciência ambiental. Eles marcam presença em feirinhas como a Junta Local, estão em cafés e bistrôs com a mesma ideologia (Mundo Verde, Casa Carandaí e CCBB) e fazem suas entregas de forma ecológica: com uma bike! Comida deliciosa com mais consciência e um punhado de prosa. Como diriam eles: “uai not?“.

post-marcasartesanais-05

Com esse mesmo pensamento, outra marca incrível é o Santo Favo, fruto do casal Raíssa e Gabriel. O Gabriel sempre foi fascinado pelo sabor do mel, até que em 2012 teve a ideia de fazer um pão de mel caseiro para dá-lo de presente para os amigos em homenagem ao Dia Mundial da Abelha, em 03 de outubro. 

De lá pra cá a receita ganhou novas adaptações e virou um mix de novas experimentações do casal, que é apaixonado por culinária. Não é que deu certo?

post-marcasartesanais-06

Tudo que fazemos é de modo bem artesanal, não só os doces como as embalagens, que é um lance pelo o qual a gente acabou se apaixonando e fazemos com muito carinho. Volta e meia alguém nos pergunta se não dá muito trabalho fazer as embalagens como fazemos: cortar, carimbar e embrulhar um por um, tudo a mão. Sim, dá muito trabalho! Mas, também, muita satisfação.” Handmade fica ainda melhor!

post-marcasartesanais-07

Os cariocas Rafael e Tati também enxergaram que é possível criar drinks de forma caseira e bem especial. Então por que não criar infusões artesanais alcóolicas?
Foi durante uma viagem a NYC que Rafael teve a ideia de criar a BEBO. Ele foi barman e morou um tempo na Europa. Já a Tati, se especializou em mixologia e tinha muita experiência em coquetelaria. Apaixonada pelos aromas e cores dos ingredientes pelo tradicional balcão de bar, acabou criando receitas fresh para todos os paladares.

Sentimos a necessidade de mudar, de sair do óbvio que é o open bar de caipirinhas nos eventos e festas. Queríamos algo que o carioca se identificasse com aquele clima gostoso de praia, de frutas, sabores exóticos e refrescantes.

Curtiu e quer experimentar todas essas delícias? Então anota na agenda: dia 18/02 tem lançamento da nossa nova coleção outono/inverno 2016 e eles estarão por lá pra você conhecer!
Hummm, deu água na boca, né? Esperamos você! 😉