entrevista: Cristal Muniz

por Cantão

A designer Cristal Muniz tem 24 anos e vive em Florianópolis, Santa Catarina, cidade onde nasceu, na companhia de sua gata Nina e sua cachorra Filó.

Desde sempre, Cristal se incomodou com o consumo e se preocupou em fazer escolhas mais sustentáveis, mas foi em 2015 que decidiu entrar de cabeça no desafio de aprender a viver sem produzir lixo: criou o blog Um Ano Sem Lixo, onde conta sobre a transição para um mundo produzindo zero lixo (ou quanto mais perto disso for possível). Conversei com ela sobre essa nova filosofia de vida:

post-umanosemlixo-03

Como aconteceu seu despertar para o consumo consciente, em geral, e para a redução na produção de lixo, em específico?

Bom, tudo começou quando descobri a Lauren Singer, do blog Trash is For Tossers e vi que ela não produzia lixo há dois ou três anos. Achei toda a ideia do lixo zero sensacional e resolvi que queria fazer aquilo também. Já tinha certa preocupação com meu lixo, com o meio ambiente, com escolhas mais saudáveis. Depois que li o blog dela inteiro, descobri outros, descobri o movimento lixo zero e achei que seria uma meta legal para este ano. Logo vi que não ia conseguir não produzir lixo porque precisava fazer algumas mudanças, trocas, adaptações e resolvi ir aos poucos e contando isso no blog.

O consumo consciente está totalmente ligado ao movimento lixo zero, porque um é irmão do outro. Não dá pra pensar em produzir menos lixo comprando desenfreadamente. Produzir menos lixo é consumir menos coisas, produtos melhores, de procedência conhecida etc. Porque não é só o lixo da embalagem, do produto final, mas todo o impacto da cadeia de produção. Quanto mais consciente e próximo de quem produz, menos impacto ambiental e lixo a gente produz pra consumir aquele produto.

post-umanosemlixo-04

Quais dicas essenciais você daria para quem quer produzir menos lixo?

1. Saber qual é o seu lixo: parece óbvio, e é. Mas se a gente não souber, não vai chegar a lugar nenhum. Se a gente quer produzir menos lixo, tem que saber que tipo de lixo produz e problematizar: é na cozinha o maior problema? No banheiro? Com os animais de estimação? Sabendo onde é o maior problema, precisamos encontrar alternativas para um melhor descarte ou mesmo coisas que a gente pode trocar. Mas o processo de conhecer o problema é o primeiríssimo passo.

2. Trocar os descartáveis pelos reutilizáveis: ou seja, dizer não ao guardanapo de papel, aos copos descartáveis, aos absorventes, às fraldas, ao papel-filme, ao papel-toalha e usar versões reutilizáveis dos mesmo. Guardanapos, sacolas de pano, ter talheres na bolsa, copinho ou caneca no trabalho, toalhas e panos ao invés de versões em papel, coletor menstrual, fraldas de pano etc.

3. Recusar tudo o que for possível: recusar flyers, 2ª via de comprovante de venda do cartão, brindes que você não precisa, cartão de visita de alguém que você já tem o contato, faturas impressas (trocar pelo débito automático e pelas faturas online).

4. Comprar menos: menos comida, menos cosméticos, menos roupas. Todo mundo tem, normalmente, mais do que precisa (e realmente usa). Quanto menos a gente comprar, melhor a gente pode consumir quando precisar. É muito melhor trocar 5 peças de uma fast-fashion por uma realmente de qualidade que vai durar.

5. Reciclar de verdade o que for possível: separar o lixo é super importante. Tudo o que for reciclável deve ir limpo (tem que lavar, sim!) e seco em uma lixeira. O orgânico pode ir em uma composteira de minhocas, que é muito simples e fácil de ter em casa (em apartamento inclusive!). Além de separar o lixo, temos que colocar ele no dia da coleta seletiva para que o caminhão certo pegue!

post-umanosemlixo-02

Quais outras iniciativas de consumo consciente no Brasil você admira e acompanha?

Eu sigo muitos blogs de lixo zero, mas meus preferidos são o Trash is For Tossers, o Zero Waste Home (que é a meca do assunto) e o Zero Waste Chef (só sobre comida!). Gosto muito dos conteúdos do Modefica sobre o tema e também do Review – Slow Lifestyle. Sigo muitos e admiro muitos sites e amigos veganos, porque tem tudo tudo tudo a ver com menos lixo, menos impacto e consumir consciente. Não sou vegana ainda, mas me encaminho para isso aos poucos.

post-umanosemlixo-05

Como tem sido a recepção da sua família, amigos em relação à sua nova rotina? E os desconhecidos, como reagem (por exemplo, nos restaurantes em que você leva seu próprio guardanapo, copo, talheres)?

A maioria das pessoas próximas achou super legal e admira muito minha iniciativa. Inclusive pedem dicas, passam a fazer coisas, discutem sobre comigo, etc. Meu namorado, que está sempre comigo, já mudou várias coisas: no xampu e condicionador, no copinho pro café/cerveja fora de casa (ele leva uma colherinha para o açúcar e tudo), usando menos sacolinhas e devo guardanapos de pano pra ele até hoje!
Nos desconhecidos, tem de todos os tipos de reação. A maioria entende, acha super legal principalmente quando eu explico. Acho que todo mundo saca o porquê deu estar ali com minhas coisas porque o problema do lixo é inerente a quase qualquer pessoa.

Um bom pensamento para o próximo ano.
Vale acompanhar mais no site dela!