Como não se apaixonar pelos óleos essenciais — os perfumes naturais produzidos pelas plantas?
Desde o Egito antigo os banhos aromáticos com estes óleos são praticados em forma de ritual para cura e embelezamento. Cura porque além de aromas deliciosos, os óleos essenciais concentram centenas de princípios ativos com propriedades medicinais. Embelezamento porque é um banho que estimula o rejuvenescimento e a vitalidade da pele.
Para você também aproveitar esse costume milenar em casa, a dica de hoje é preparar um banho aromático com óleo essencial de lavanda.
É possível encontra-lo em diversas casas de produtos naturais, mas vale ficar de olho: é fácil confundir óleo essencial com essência. Além de mais barata, a essência é sintética, ou seja, imita aromas naturais e não possui nenhuma propriedade terapêutica.
Apesar do custo mais alto, os óleos essenciais são mais puros. O motivo? A quantidade de planta necessária para a extração do óleo. Para se ter uma ideia, para extrair 100ml do óleo essencial de rosas, são necessários cerca de 300kg de pétalas frescas!
Escolhi a lavanda por ser um dos óleos essenciais mais seguros de se utilizar, podendo ser aplicado inclusive em gestantes e crianças.
Doce e floral, essa planta maravilhosa é também antisséptica, cicatrizante e descongestionante das vias respiratórias. Na aromaterapia é conhecida por suas propriedades relaxantes e harmonizantes.
Uma só gota de óleo essencial de lavanda equivale a 20 xícaras de chá da flor.
Não é uma delícia?
Para seu banho você vai precisar de:
– 1 colher de sopa de óleo vegetal extra virgem (pode ser de amêndoa doce, coco ou oliva).
– de 5 a 15 gotas de óleo essencial de lavanda. Recomendo os óleos das marcas Laszlo, Terra flor e Phytoterapica.
– 1 jarra grande.
– 1 litro de água (na temperatura que mais lhe agradar).
Como fazer:
Misture o óleo essencial com o óleo vegetal e reserve, tampando o recipiente (pode ser com plástico filme) para a mistura não evaporar.
Ao final do banho, coloque a mistura na jarra com água, mexa bem e despeje sobre o corpo do pescoço para baixo.
No caso do banho de banheira, basta jogar a mistura de óleo vegetal e óleo essencial diretamente na água. O máximo de tempo recomendado para o banho de banheira são 10 minutos.
Para melhor absorção das propriedades da lavanda, espere alguns minutos com o corpo molhado antes de se secar com a toalha.
Bom banho!
Mais algumas dicas:
O mesmo banho pode ser feito com diversas plantas em conjunto.
Alguns óleos que funcionam bem com a lavanda:
Revigorante: 4 gotas de lavanda, 3 gotas de alecrim, 3 gotas de cedro, 3 gotas de mentha piperita.
Relaxante: 5 gotas de lavanda, 4 gotas de sândalo, 3 gotas de sálvia esclareia.
Importante: os tipos de aplicação e dosagem variam de planta para planta, por isso, não é indicado o uso sem recomendação profissional ou conhecimento aprofundado. Muitas vezes a diferença entre o remédio e o veneno é a dose, e certos óleos apresentam toxicidade dependendo da quantidade e forma de uso.