Tem um montão de exposições bacanas acontecendo pelo Brasil. Aproveite o feriado que vem aí para se atualizar do que está rolando de mais bacana no circuito cultural:
Aqui no Rio, além da exposição “Made in Brasil” na Casa Daros que já falamos por aqui, também está rolando a expo “Se Liga!” no CCBB-RJ. Mais de 10 artistas ocupam 4 salas com obras que dialogam com conteúdos científicos diversos, numa experiência de aprendizado lúdica para todas as idades. Também vale dar um pulo na retrospectiva interativa do pintor mineiro Carlos Bracher, na mostra “Bracher, Pintura e Permanência“.
Vai lá: até 25/05 no CCBB-RJ, R. Primeiro de março, Centro do Rio. Entrada gratuita.
Em São Paulo, a expo “Picasso e a Modernidade Espanhola” faz referência ao percurso de Picasso como artista e como mito no CCBB-SP. São cerca de 90 obras do pintor espanhol, mostrando os traços mais importantes e originais da sensibilidade artística que o pintor e seus contemporâneos imprimiram ao cenário internacional das artes. Imperdível é pouco!
Vai lá: até 08/06 no CCBB-SP, R. Álvares Penteado, 112, Centro de São Paulo. Entrada gratuita.
Também está rolando a mostra “Arte do Brasil no século XX” no MASP, com uma seleção de obras da coleção do museu – que conta a história de seu próprio acervo.
Ao lado das obras, são expostos documentos referentes a elas, como correspondências, fotografias, folhetos, catálogos e textos diversos. Uma conexão de cada trabalho com os contextos sociais e políticos em que foram produzidos, exibidos e adquiridos.
Vai lá: até 28/06 no MASP, Av. Paulista, 1578, São Paulo. Entrada: R$25 (inteira) e R$12 (meia-entrada).
Depois de fazer história como uma das exposições mais visitadas do ano no CCBB carioca, a mostra que reúne as obras de Kandinsky chega a Belo Horizonte. Em “Kandinsky: Tudo Começa Num Ponto”, é possível rever pinturas, litografias e objetos do artista russo e dos artistas influenciados por ele.
Vai lá: até 22/06 no CCBB-BH, Praça da Liberdade, 450. Belo Horizonte. Entrada gratuita.
Lançado em 1943, como iniciativa da Secretaria de Cultura da União Estadual dos Estudantes (UEE), o Salão de Abril foi encampado em seguida por artistas que atuavam na cidade nos anos 1940. Hoje, a tradicional exposição de Fortaleza, valoriza o trabalho de artistas brasileiros e para 2015 escolheu obras de 30 artistas diferentes. Bom para conhecer novos talentos!
Vai lá: até 10/05 no Centro Cultural Banco do Nordeste, Rua Conde D’Eu, 560 – Fortaleza. Entrada gratuita.
Agora não tem mais desculpa para ficar em casa! 😉