Uma coletânea de 20 poemas e 20 fotografias que conversam entre si e que alternam o ponto de partida: ora a inspiração veio do poema. Ora, da fotografia.
Foi com esta proposta que a Confeitaria (coletivo sobre cultura e comportamento que adoramos e já falamos por aqui) convidou a fotógrafa Camila Svenson (à direita na foto) e a poeta Ana Guadalupe (à esq.) para o seu segundo projeto editorial, o livro “Não conheço ninguém que não seja artista“.
O título é de um dos poemas da Ana e a foto da capa, a imagem correspondente feita pela Camila. A ideia foi de estabelecer uma relação entre palavra e imagem, uma conversa lúdica sobre a insuficiência de qualquer representação.
Através de uma combinação de palavras ou um ângulo improvável, a poesia e a fotografia conseguem chegar a um novo lugar artístico, um novo lugar de linguagem e comunicação.
Essa sensação salta das 56 páginas do livro, mas com delicadeza. O texto está em caixa baixa, o projeto gráfico é minimalista, e tudo respeita os silêncios e espaços. É um livro que fala baixinho, mas mostra a que veio.
Os poemas da Ana são melancólicos e bem humorados, com um estilo bem particular e bastante elogiado pela crítica. A sensibilidade da Camila atrás das câmeras se sintoniza muito bem e o conjunto funciona em harmonia.
“O nosso amor por literatura e também pelo livro como objeto nos levou a este caminho. Hoje a Confeitaria também é um selo editorial, o que me deixa muito feliz”, conta Fabiane Secches, editora do livro e do site. O projeto gráfico é de Thiago Thomé, editor de arte da Confeitaria – já a revisão fica por conta de Juliana Cunha e Thiago Blumenthal.
O lançamento oficial vai rolar durante a terceira edição da Feira Plana – o maior evento de publicações independentes no Brasil – na mesa da editora Lote 42. Mas quem está curiosa já pode aproveitar a pré-venda online aqui. 🙂
Vai lá: dias 7 e 8 de março, das 12h às 20h, no Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo. Entrada gratuita.
créditos das fotos das autoras: José Pelegrini e Chad Baluch
créditos das fotos do livro: Camila Svenson