Elas purificam o ar, deixam a casa agradável e cheia de vida… sim, é possível ter plantas lindas e saudáveis dentro de casa!
Para isso, é preciso escolher as que se adaptam à sombra e dedicar a elas tempo e carinho. Selecionamos as espécies indicadas para ambientes internos com pouca luz – elas também são perfeitas para quem tem pouco tempo pra cuidar e não dispõe de espaços como varandas e quintais. Aproveite as dicas para também enfeitar a mesa do escritório e escolha a que combina com você:
As suculentas, planta que armazena água nas folhas e caule, são uma ótima opção.
Nossas espécies favoritas são a rosa-de-pedra, orelha-de-lebre e rabo-de-burro.
Devem ser regadas apenas uma vez por semana, pois a umidade pode apodrecer suas raízes – e lembre-se: essa espécie não tolera incidência direta do sol. Dentro de casa, aguentam até um mês sem rega. A cada 15 dias, leve-as a um lugar onde bata sol e coloque um pouco de água na terra. Os formatos variados ajudam a compor arranjos lindos. Dá vontade de colecionar!
Minicactos são fáceis de se encontrar e tem lá seu charme. Não devem ser expostos à luz direta do sol – ou seja, vivem bem em janelas e mesas que recebem meia luz natural. Para saber quando regar, é só checar se a terra está seca. Em geral, as regas são semanais.
Outra opção que faz vista são as lanças de São Jorge. Além de ser ornamental, a planta é muito resistente. Pode ser usada desde em jardins de pedras a vasos mais delicados, ideais para ambientes internos. A rega é quinzenal, sem molhar as folhas, e deve ser mantida à meia-sombra.
A Palmeira Ráfis é muito usada sozinha em vasos para escritórios ou para montar jardins de inspiração oriental. Fica bem em todo tipo de iluminação. É importante regá-la com frequência, mas não depende de muita luz solar.
Prefere plantas que dão flores? As begônias e violetas são bem coloridas e dão vida para o ambiente. O cultivo deve ser feito em substrato bem fértil, em ambientes protegidos da luz direta do sol, da friagem e do vento. Uma dica é deixá-las perto da janela.
O único cuidado que exigem é que a rega deve ser feita sem molhar as folhas.
Não esqueça: na hora de montar o vaso, sempre prefira terra adubada e recipientes com furos no fundo, para drenar bem a água. Agora é só deixar sua casa (e por que não escritório?) mais verde e incrível! 🙂
Aqui você vê mais dicas de como montar uma hortinha em casa e deixar suas flores bonitas por mais tempo!