Pode preparar a pipoca! O Festival do Rio já tem data marcada – de 24 de setembro a 8 de outubro – trazendo centenas de títulos de mais de 60 países. Além da mostra principal, também vão rolar retrospectivas de Michael Cimino, seis longas restaurados de Roberto Rosselini, alguns clássicos do início da carreira de Hitchcock e uma homenagem a Hugo Carvana.
Listamos alguns dos longas imperdíveis pra você ficar de olho:
Quem abre com chave de ouro a programação é o documentário “O Sal da Terra”, do icônico cineasta alemão Wim Wenders ao lado de Juliano Ribeiro Salgado, filho de Sebastião Salgado. O filme, que recebeu um Prêmio Especial na mostra Un Certain Regard em Cannes 2014, registra expedições e acompanha o trabalho do renomado fotógrafo brasileiro.
Um dos destaques vai pra “Boyhood – da infância à juventude”, que já contamos por aqui. A obra de Richard Linklater surpreende com uma experiência inusitada em relação à passagem de tempo: o longa foi filmado com o mesmo elenco durante 12 anos seguidos. O resultado promete impressionar, já que acompanhamos, de fato, o crescimento de Mason (vivido por Ellar Coltrane) ao longo de sua infância e adolescência.
O filme selecionado pelo México para concorrer a uma vaga no Oscar é também um dos destaques da mostra Foco México do Festival do Rio. A cinebiografia “Cantinflas – A magia da comédia” conta a história de Mario Moreno, um dos maiores e mais amados astros do México de todos os tempos, de suas origens humildes nos pequenos palcos às luzes brilhantes de Hollywood e do Globo de Ouro, que venceu pelo filme “A volta ao mundo em 80 dias”.
Entre os outros que merecem atenção, está o novo filme de David Cronenberg (“A história da violência” e “Cosmópolis”). Em “Mapas para as Estrelas”, conta a história dos Weiss, uma típica família hollywoodiana. Com elenco de peso – Mia Wasikowska, John Cusack e Robert Pattinson – o filme já faturou o prêmio de melhor atriz para Julianne Moore no Festival de Cannes 2014.
http://youtu.be/fwxmnyoofPs
Baseado no best-seller “Garota Exemplar” de Gillian Flynn, que assina também o roteiro, o longa marca a primeira parceria entre o diretor David Fincher (“Clube da Luta” e “A Rede Social”) e o astro Ben Affleck.
Destaque no Festival de Toronto, “Homens, mulheres e filhos”, de Jason Reitman (“Juno” e “Amor Sem Escalas”), traça um olhar sobre a anorexia, a infidelidade e a busca pela fama, entre outras armadilhas e mudanças sociais afetadas pela era digital.
O novo longa do mestre francês Philippe Garrel (“Amantes constantes” e “Um verão escaldante”), também está confirmado na programação do Festival do Rio deste ano.
“La jalousie – O ciúme” marca a quinta parceria do cineasta com seu filho, o astro Louis Garrel.
E aproveita que tá na mão toda a programação do festival! 😉