Um festival que reúne cinema, música e arte – e tem a bike e a cultura do ciclismo urbano como protagonistas. Este é o Bicycle Film Festival, evento mundial e itinerante que começou em Nova York em 2002, um ano depois do criador, Brendt Barbur, ter sido atropelado na cidade americana quando andava de bicicleta.
Ele resolveu usar sua frustração em prol da boa causa de incentivar o uso das bikes, e daí surgiu a ideia do festival. A cada ano ele vai se popularizando e ganhando mais e mais adeptos. Aqui ele conta um pouco sobre como tudo começou (em inglês):
São cerca de 4 dias em cada cidade, com uma programação de até 30 filmes e documentários. Neste ano, o festival chega em Helsinki nos dias 29 e 30 de agosto, e parte para Bogotá, de 4 a 7 de setembro, e depois chega em Québec, no dia 20 de setembro.
A boa notícia é o festival também desembarca em terras tupiniquins – e o destino é São Paulo! A data ainda não foi anunciada, mas vale a pena saber mais sobre a iniciativa e ficar de olho na programação do Bicycle Film Festival ’14 aqui.