Na Ilha do Ferro, o Rio São Francisco é fonte de inspiração para os artesãos. O Velho Chico é casa, testemunha de muitas histórias, encontros e mistérios. É assim para o artesão Edivan Alves Lima, mais conhecido na região como Vavan. Encantado pelas águas, artista autodidata, ele produz ao ar livre tudo o que é sinônimo deste mundo das margens e das profundezas: sereias, barcos, carrancas, pássaros, bichos e a natureza ao redor.
Com 62 anos de idade e apenas oito como artesão, Vavan aposta nas figuras míticas envernizadas com cores vibrantes, o que foi um grande acerto em sua trajetória e gerou muito reconhecimento. Deu tudo tão certo, que Vavan vem sendo super reconhecido, recebe diversos pedidos e tem a ajuda do seu filho Guilherme, artesão recém formado e que agora faz parte do negócio que sustenta a família.
O trabalho desenvolvido entre Pai e filho cria esculturas coloridas que saem da imaginação de Vavan para embarcar em viagens pelo mundo. Essa parceria o enche de orgulho: “Guilherme me ajuda muito na parte do lixamento e da pintura, isso é tudo com ele. E ele cuida da parte financeira também. Antigamente eu fazia tudo sozinho. Quero futuramente colocar ele na arte. Já estou velho, ele é novo. Quero deixar ele cuidando de tudo”.
O trabalho de Vavan é sinônimo de criatividade, inspiração, alegria e muita cor que reflete a a vegetação semiárida, a simplicidade, o sabor, a beleza e riqueza das águas do Rio e da Ilha de Ferro. Hoje ele é um dos protagonistas na arte de ressignificar a natureza encontrada na mata e no Rio São Francisco e foi um dos nossos parceiros na colab especial Cantão + Ilha do Ferro.
As peças da estampa Passaredo são inspiradas em suas obras e podem ser encontradas em nossas lojas e no site. Todas as peças você encontra nas lojas e em nosso site.