Após um dia cheio, chegar em casa e ter um ambiente aconchegante é tudo o que precisamos para relaxar e recarregar as energias. Nosso lar deve ser aquele refúgio para desconectar e colocar as coisas no lugar. A palavra zen, é uma vertente da religião budista e é usada para indicar um estado de calmaria e relaxamento.
Separamos algumas dicas de decoração zen para você se inspirar e transformar o seu lar em um refúgio para a mente.
Por onde começar?
O primeiro passo é definir qual local da sua casa será transformado nesse ambiente zen. As áreas externas, como varandas e jardins, são perfeitos para criar essa conexão com o ar puro e o calor do sol. Outra opção, é escolher aquele espaço que pode ser totalmente modificado, como a sala ou até mesmo o seu quarto.
Também vale pensar em seu ambiente como uma caixa em branco, onde é possível explorar todas as áreas. As paredes são pontos importantes para uma decoração zen. Tendo como base a psicologia das cores, cada cor é capaz de despertar diversos efeitos no comportamento, como mudanças de sentimentos, emoções e desejos. Escolha cores que inspirem sensação de calma e relaxamento, como branco, azul, verde e tons terrosos.
Objetos que fazem toda a diferença
Para deixar tudo ainda mais especial, vale apostar também em objetos capazes de transformar o seu espaço. As plantas, por exemplo, passam aquela sensação gostosa de tranquilidade, agregam valor, ajudam na qualidade de vida e exalam cheiros ótimos, dependendo da espécie. Já os cristais, ajudam a energizar o ambiente. Eles têm a capacidade de influenciar na harmonia e limpeza energética, mantendo o equilíbrio sempre presente em seu espaço.
Os móveis também induzem ao relaxamento, afinal de contas, nada melhor do que chegar em casa e se jogar naquele cantinho super confortável, não é verdade? Aposte em tapetes, poltronas reclináveis, redes da balaço e futons. Fontes de água, difusores de ambientes, incensários e outros objetos também podem compor a decor da sua casa. Tudo vai do seu gosto e de como você almeja deixar o seu espaço.
Curtiu essas dicas? Então inspire-se e fica de olho por aqui que tem muito mais pra você! 🙂