Mindful eating: entenda o que é e quais são os benefícios

por Cantão

Comer de maneira rápida, sem planejamento e executando várias atividades ao mesmo tempo já virou rotina no ritmo de vida acelerado que levamos. E, lá no fundo, a gente sabe que esses hábitos são muito nocivos a longo prazo.

Por exemplo: sabe aquela sensação de não saciedade que temos mesmo após comer uma quantidade considerável de alimento de maneira distraída? É fruto de uma alteração no processo digestivo, que dependente do estímulo sensorial de visão, olfato e paladar, prejudicando a produção enzimática. O resultado é o envio de uma mensagem ao cérebro de que ainda não estamos saciados ou de como se ainda não tivéssemos comido.

Na contramão disso, surge o mindful eating, a prática da atenção plena durante a alimentação. A ideia é que seja uma ferramenta para a mudança do comportamento alimentar, onde o estado de consciência de percepção e atenção da prática meditativa mindfulness se faça presente. Se interessou e quer saber mais? Leia aqui!

02-09-Mindful-eating-blog-miolo-6

Os benefícios do Mindful Eating

Há muito se estuda a forte relação entre alimentação e as emoções e a prática do mindful eating também tem o papel de ajudar na autopercepção das emoções que, se mal compreendidas, podem ser a causa de comportamentos alimentares disfuncionais.

Com a mente calma, conseguimos julgar o que o nosso corpo quer ou precisa. Se de fato há uma fome fisiológica ou se é uma ansiedade a ser nutrida pelo alimento. Com a prática, o papel de comer por prazer e não para suprir emoções fica mais claro, além de ser uma maneira de respeitar o seu corpo e praticar a autogentileza.

02-09-Mindful-eating-blog-miolo-10

Assim, é possível conectar corpo, mente e emoções ao momento presente, sem julgar e tendo compaixão para que nossas percepções de equilíbrio, autoconfiança e força sejam alteradas, nos tornando menos reféns dos nossos hábitos.

5 passos para se alimentar com atenção plena 

  • Sente à mesa desconectada! Coloque o celular longe ou no modo avião enquanto come
  • Prepare um ambiente calmo e confortável para se alimentar
  • Respire e inspire profundamente três vezes para estar no momento presente
  • Preste atenção no sabor, textura e cores do seu prato
  • Mastigue devagar e sinta os temperos presentes no alimento
  • Tente pensar no percurso do seu alimento, do cultivo até chegar a seu prato
  • Avalie se a sua fome/saciedade foram satisfeitas ou se pre gostaria de comer mais.

02-09-Mindful-eating-blog-miolo-11

 

Viu como é simples? Além de fácil, a prática do mindful eating nos ajuda a fazer uma analogia com o resto das áreas da vida de que, ao engolirmos o alimento com pressa e desatenção, deixamos de perceber o sabor, assim como os detalhes no dia a dia.