Dicas simples para cuidar das plantas no inverno

por Cantão

Se antes de março de 2020 você não era do time das viciadas em plantas, com certeza ao longo do último ano você se tornou. Isso, porque, com a pandemia do coronavírus, nos vimos imersas em nossas casas, passando a olhar o cuidado com as plantas como uma tarefa quase que terapêutica.

Para além dos cuidados com o solo, com as pragas e escolher qual das espécies é melhor para cada ambiente, o que muita gente não sabe é que também precisamos prestar atenção no comportamento das plantas ao longo das estações.

No inverno, por exemplo, as temperaturas caem e temos noites um pouco mais longas. Isso muda – e muito – o tipo de cuidado como também o comportamento das verdinhas. Quer aprender como cuidar das suas plantas no inverno? Te contamos tudo aqui: 


21-07-blog--2
Menos água

A primeira coisa a fazer é reduzir a rega, porque, com a temperatura mais baixa, a umidade tende a aumentar. Caso  continue regando com a mesma frequência, a água pode acumular nos vasos e fazer com que as raízes fiquem podres, o que não queremos. Como saber? É só colocar o dedo na terra pra avaliar a umidade e voilá: ver se precisa de água ou não. 

21-07-blog--3

Leve as plantas para dentro de casa 

Tem quintal ou varanda? Avalie se não é melhor trazer as plantas para o ambiente interno. Coloque as espécies que necessitam de sol mais perto da janela, mas lembre-se de que temperaturas extremas deixam as janelas bem frias, o que também pode danificar sua planta. Antes de tudo, vale ficar de olho pra ver se estão todas limpas e saudáveis, ok? Caso contrário, elas podem acabar contaminando as plantas que já estavam dentro de casa. 

21-07-blog--4

Forneça uma fonte de calor 

Colocar lâmpadas para que a luz artificial incida na planta ou até mesmo escolher um melhor posicionamento em relação ao sol são formas de fornecer uma fonte de calor para sua filha verde, mesmo nos dias sem sol.

Uma outra dica que vale anotar é: ao podar galhos mortos ou com má formação sua planta consegue captar mais luz e se desenvolver, mesmo no inverno.

21-07-blog--5

Pode e adube com moderação

No frio, as plantas que não são adaptadas a esse clima podem ter um desenvolvimento mais lento, o que gera muita dificuldade no crescimento das espécies. Por isso, você pode fazer uma poda para que as partes amareladas ou mal desenvolvidas não consumam os nutrientes das folhagens saudáveis. 

Com a adubação é só seguir a mesma lógica: parcimônia. Pelo metabolismo lento característico do período, sua planta não vai absorver 100% o abudo que receber, então evite desperdício e vá observando para entender o que ela precisa. 

21-07-blog--6

Vai comprar planta nova? Opte por espécies resistentes ao frio 

Se você mora em uma região cujas temperaturas sejam predominantemente baixas, uma boa dica é ter espécies como Azaleias, Gardênia, Cravo, Hortênsias, Girassóis, Prímula e Amor-Perfeito ou Boca de Leão. Elas se adaptam muito bem ao frio e são de fácil manutenção.

Quer mais opções? É só dá play neste vídeo Carol Costa, do Minhas Plantas que mostra mais 35 espécies boas para serem cultivadas no período.

E aí, agora que já sabe tudo sobre os cuidados das suas plantas no inverno, o que vai colocar em prática primeiro? Não esquece de compartilhar esse conteúdo com quem você acha que pode ajudar!