Você tem buscado contribuir para um ambiente de trabalho mais leve?
Com o contexto pandêmico e a novidade do trabalho remoto pra muitas pessoas, adaptar a rotina através das telas não é tarefa fácil.
Depois de mais de um ano vivendo e trabalhando online, muita gente passou a enfrentar um esgotamento específico, apelidado de “fadiga do Zoom”, como aponta esta matéria do NatGeo, que surge após um longo dia de videoconferências.
A autovisualização, os diversos rostos na tela, a expectativa de ficar à vista na câmera e a ausência de sinais não-verbais também nos sobrecarregam, aumentando os níveis de estresse.
Para buscar minimizar essa questão, a empresa e seus colaboradores podem exigir que um dia por semana não haja chamadas de vídeo, exigir intervalos de 10 minutos entre as reuniões ou considerar com cuidado qual plataforma usar.
Mas e como tornar esses encontros mais leves e produtivos? Listamos aqui algumas dicas e ideias pra você criar uma rotina mais amigável com a sua equipe:
Não esqueça do bom dia!
Quebre o gelo antes de iniciar a reunião e começar a discorrer sobre as tarefas. Seja gentil e lembre-se que existe uma pessoa por trás das telas. Dê tempo para que todos estejam preparados para iniciar a conversa.
Planeje antes, avise com antecedência
Evite as reuniões de surpresa. Alinhe os dias, horários e pautas de cada reunião, permitindo que cada um se prepare e organize sua rotina da melhor maneira. Envie atas após cada encontro para ajudar a dar continuidade nos processos.
Câmera aberta ou fechada? Depende do dia
Permitir que a câmera seja desligada em uma reunião ou outra é um ato de empatia que pode fazer diferença no dia de alguém que não está se sentindo bem, por exemplo. Existem limitações tecnológicas, sociais e culturais para abrir a câmera, como o julgamento do lugar em que a pessoa mora, assim como questões de autoestima – pode ser difícil se encarar numa tela.
Porém, deixar a câmera aberta encurta as distâncias. Garante que existe presença e atenção do outro lado, tornando a relação mais humana e próxima. Mas busque entender quando isso não rolar.
Faça pausas, não emende reuniões
Aquele intervalo entre reuniões é fundamental para respirar, tomar um café, ir ao banheiro e processar as informações. Isso vale pro dia todo de trabalho. Respeite os horários para começar e terminar a trabalhar.
O trabalho remoto não é um regime de plantão, então fique atenta ao excesso de trabalho. Ele se dá pela consequência do uso de ferramentas inadequadas (alô, Whatsapp!) que incentivam a nunca desligar do trabalho.
Reflita: essa reunião é realmente necessária?
E quem foi convocado, realmente precisa participar? Entender qual é a pauta e como essa reunião interfere no trabalho de cada um é de extrema importância. Ninguém merece participar de uma reunião que poderia ser um email, né?
O excesso de reuniões é um sintoma da imitação do ambiente físico no digital. Uma prática que gera dependência e torna o trabalho remoto muito mais cansativo. Cuidado com a banalização das reuniões!
Este conteúdo te ajudou? Compartilhe com quem também pode gostar e precisar dessas dicas pro dia a dia do home office ficar mais leve! 😉