Diminuindo o lixo na cozinha

por Cantão

A verdade é: nossas pequenas escolhas diárias têm o poder de transformar não só nossos hábitos, mas o que devolvemos pro meio ambiente. É só repensar a forma que consumimos alguns produtos!

Algumas dicas simples, de utensílios rotineiros, podem diminuir a quantidade de lixo que geramos dentro de casa. É fácil e possível. Veja as dicas de substituições que você pode fazer na sua cozinha!

post-lixocozinha-01

Substitua os potes plásticos por garrafas e potes herméticos de vidro: os potes de conservas servem para congelar, resfriar ou armazenar desde temperos e grãos a granel até sobras de alimentos do dia a dia. Elimine as embalagens plásticas sempre que possível. Pra ter uma dispensa em dia, não esqueça de sempre anotar a data de vencimento dos produtos que saíram de suas embalagens originais.

post-lixocozinha-02

Substitua a esponja sintética por bucha vegetal ou escova de fibra de côco: feita de espuma, a esponja sintética é composta por plástico poliuretano, material extremamente difícil de reciclar, feito a partir do petróleo e demais substâncias químicas sintéticas. A bucha vegetal, que usamos muito para tomar banho, serve perfeitamente para lavar louças. Ela não gera resíduos, é biodegradável e tem melhor custo x benefício.

post-lixocozinha-06

Substitua o detergente líquido por sabão em barra: há muitas opções com menos ingredientes químicos que limpam tão profundamente quanto o detergente. Você protege suas mãos e deixa de descartar tantas garrafas plásticas.

post-lixocozinha-03

Substitua o filtro descartável pelo coador de pano: além de ser reutilizável por várias vezes, o café fica com um sabor mais intenso e caseiro, pois o coador de pano não retém todos os óleos essenciais, conferindo ao café um sabor mais agradável. Você também pode se fazer valer de outras opções de preparo de café que não levam filtros descartáveis, como as prensas italianas ou francesas.

post-lixocozinha-05

Substitua o papel filme por panos de cera de abelha: as bioembalagens servem para substituir o filme plástico na hora de armazenar os alimentos na geladeira. Os panos de cera de abelha são feitos com óleo de côco e tecidos orgânicos ideais pra conservar, além de ser uma opção compostável.

Curtiu? Agora é só botar em prática e começar a fazer a sua parte. O planeta agradece!

créditos das fotos: Il Casalingo e Favo