Fazendo arte: a tecelagem de Valentina Saldanha

por Cantão

Reprodução: Instagram

 

A arte e o feminino sempre estiveram conectados nos mais diversos segmentos:  na música, no design, na fotografia e também na tecelagem.

É em meio a linhas e cores que Valentina Saldanha, criadora da @voadortecelagem, se expressa. Para ela, essa é uma maneira de se conectar a uma noção de tempo diferente da que estamos acostumados. Hoje a tecelã carioca de 27 anos vem contar um pouco da sua história e processo criativo  aqui no blog.

“O que mais curto na tecelagem é o processo lento e repetitivo”

 

Fale um pouco sobre quem é você: qual é a sua idade, cidade, profissão e o que gosta de fazer? 

Me chamo Valentina, tenho 27 anos e sou carioca. Sou tecelã e tenho uma marca chamada Voador Tecelagem.

Como a tecelagem entrou na sua vida? Você teve alguma inspiração para iniciar a carreira?

Comecei a me interessar pela tecelagem durante a faculdade de moda, e acabei usando a técnica para auxiliar no desenvolvimento do meu projeto final. Acho que não tive nenhuma inspiração específica, mas sempre gostei de trabalhos têxteis e feitos à mão.

 

Reprodução: Instagram

O que mais você curte na tecelagem? 

Acho que o que mais curto na tecelagem é o processo lento e repetitivo, que faz com que seja possível nos conectar a uma noção de tempo diferente da que estamos acostumados. Também é muito gratificante ver que o resultado é um objeto criado por mim.

Como funciona o seu processo criativo? Tem lugares específicos de buscas por referências?

Meu processo criativo acaba sendo um pouco intuitivo. Começo fazendo desenhos, a mão ou direto no computador, levo esses desenhos para o illustrator, onde faço alterações e posso brincar com as formas e cores, como uma colagem. Quando o desenho está pronto, uso como base para os tapetes que faço.

Acho que não tenho um lugar específico para buscar inspirações, mas me interesso por trabalhos gráficos que tenham cores chapadas e um toque de humor.

Reprodu

 O que a Valentina de 5 anos atrás falaria para a Vatentina de hoje?

Acho que a Valentina de 5 anos atrás não imaginaria que estaria nessa lugar e ficaria bastante orgulhosa do que conseguiu construir nesse tempo 🙂

 Qual o conselho você daria para as mulheres que querem começar a carreira na tecelagem?

O conselho que daria para alguém querendo começar na tecelagem seria ter paciência e confiar no processo. Os resultados que a gente imagina vêm com a prática, e para isso precisamos de tempo. A tecelagem exige de nós um tempo diferente, mais devagar e constante, e para isso é preciso calma.

Curtiu? Conheça mais artistas aqui .