Isabela Capeto + Cantão

por Cantão

isabela-capeto-cantao-colab

Dispensa apresentações! Tanto por seu talento à frente da sua marca, quanto pela sua personalidade alegre, descontraída e forte.  Por isso, nos juntamos a ela em uma parceria incrível para transformar peças de outras coleções em um upcycling cheio de novidades e histórias.

Sempre inspirada em tudo que acontece à sua volta, Isabela cria suas coleções de forma aberta, sem se associar às últimas tendências da moda. E é exatamente essa construção que torna seu trabalho especial e único. Não é à toa que somos super fãs.

Quer saber um pouco sobre a Isabela, suas inspirações e nossa parceria? Confere aqui:

Você não acredita muito em tendências, suas peças sempre foram atemporais. De onde vem sua inspiração e como é seu processo criativo?

Eu sempre digo que a minha inspiração vem de tudo, seja de uma viagem, conversas com as amigas, ou nas coisas mais simples do dia a dia como pegar o metrô. É importante ter sempre um canal aberto, ficar ligada para todas as oportunidades que podem surgir.

Você já fez várias parcerias e sempre falou que gosta muito de fazer colabs. Como é criar em parceria?

É sempre uma delícia, uma oportunidade de conhecer novas pessoas e um outro trabalho. Gosto do desafio de criar e me adaptar a essas novas peças, e ao público que vai usa-las.

isabela-capeto-cantao-colab-customizacao

E como foi receber do convite do Cantão?

Eu adorei! O cantão é uma marca que eu acompanho há muito tempo. Eu e minha mãe sempre compramos. Temos várias peças icônicas como as jardineiras, a mochila… Inclusive com 19 anos eu participei do processo seletivo para o time de estilistas e fiquei muito arrasada porque não passei no teste psicotécnico, acredita? Corta para anos depois sendo chamada para fazer um trabalho. Mas, infelizmente, não podia no momento. Depois minha filha (Chica Capeto) foi chamada para fazer uma colab da customização de tênis. E agora finalmente as agendas bateram! É uma marca presente na minha vida e que eu admiro muito. É feminina, é moderna e eu me identifico muito!

O que a moda representa na sua vida?

Nem sei se a palavra é moda, mas eu gosto muito de vestir, de me produzir. Gosto de me maquiar, de me enfeitar e isso se retrata na minha casa e nas minhas peças e em tudo o que faço. Minhas roupas são super enfeitadas com detalhes. Até o avesso das peças tem um capricho, uma atenção.

E como é ver sua filha seguindo essa jornada?  Porque sabemos que, nos bastidores, o mundo da moda não é tão glamoroso.

Minha filha é o maior orgulho. Antes dela fazer design de moda, já pensou em ser delegada, médica… Ela tinha vários caminhos, mas eu gostei da escolha dela. Mesmo sabendo que não é tão glamuroso assim. Ontem eu lancei minha coleção, e estava exausta! Porque é muito esforço para que tudo saia certo, conforme o planejado. Mas eu vejo que ela gosta muito, e ela puxou de mim esse capricho no fazer. Ela gosta de desenhar, pintar, é bem criativa. De vez em quando, temos a oportunidade de trabalharmos juntas, de se ajudar, de trocar e é sempre muito bacana.
isabela-capeto-chicapeto-chica

Bem antes de consciência coletiva sobre upcycling, você já falava e fazia peças incríveis. Hoje é uma referência no assunto. Como é para você ver o movimento ganhando força?

Eu acho um máximo esse movimento ganhado força. É muito importante essa consciência porque a gente tem muita coisa e é tão bom reeditar, reaproveitar, reinventar. Eu faço muito isso, de aproveitar tecidos e peças antigas, aproveitar retalhos. O mais legal é criar novas histórias. Eu tento fazer isso com tudo que está parado.

Você está sempre se reinventando. Como são/foram essas experiências? De onde vem essa força?

Nunca tive muita escolha. As coisas foram acontecendo na minha vida, achei que ia ser mais tranquilo. Hoje passar por adversidades fica um pouco mais fácil. Eu sou bem competitiva e muito exigente e, nessas situações, sempre penso: “agora eu vou me reinventar e vai ficar mais legal, mais lindo”. É cansativo, mas no final das contas, quando eu vejo o resultado pronto, fico muito feliz. Aconteceu de eu ser essa pessoa. Essa pessoa que está sempre se reinventando. 

Ficou curiosa sobre o projeto? Assista aqui no nosso IGTV!