Compota de tomate pra presentear

por Cantão

Outro dia uma amiga trouxe de sua fazenda um saco cheio de tomates orgânicos, vermelhinhos e madurinhos. Para salada já não fariam bonito, pois estavam maduros demais, só mesmo para fazer um molho de tomate que depois congelo e vou usando. Pensei então, por que não aproveitar e fazer uma compota de tomates? Eu amo a fruta e minha avó me deu uma receita que é deliciosa e fácil, fácil de fazer. E o melhor: pode ser um presente carinhoso pras festas de final de ano. Mãos à obra:

Você vai precisar de:

3kg tomates maduro
1 canela em pau
casca de 1 limão
1kg de açúcar demerara

Como fazer: 

Remova a pele dos tomates: mergulhe-os em água fervente e retire todas as sementes possíveis. Depois escorra e esprema delicadamente, assim os tomates liberarão bastante água. Depois de escorrer e espremer, pese os tomates. Para cada quilo de tomate, junte 1kg de açúcar demerara e os outros ingredientes.

Leve ao fogo brando até apurar e fazer o ponto de bala mole (quando a calda tem viscosidade para ver o fundo da panela, ao passarmos a colher). Quer que a compota vire um delicioso acompanhamento para queijos? É só adicionar 1 pimenta dedo de moça bem picadinha durante o cozimento.

Uma dica final: coloque a compota em um vidro de geleia esterilizado, com um quadradinho de pano na tamba e faça o acabamento com uma fita.

Agora é só distribuir amor com sabor! 😉