Culinária Compota de tomate pra presentear

post por Zazá Piereck

Culinária Compota de tomate pra presentear

Culinária, Com Zazá

Outro dia uma amiga trouxe de sua fazenda um saco cheio de tomates orgânicos, vermelhinhos e madurinhos. Para salada já não fariam bonito, pois estavam maduros demais, só mesmo para fazer um molho de tomate que depois congelo e vou usando. Pensei então, por que não aproveitar e fazer uma compota de tomates? Eu amo a fruta e minha avó me deu uma receita que é deliciosa e fácil, fácil de fazer. E o melhor: pode ser um presente carinhoso pras festas de final de ano. Mãos à obra:

Você vai precisar de:

3kg tomates maduro
1 canela em pau
casca de 1 limão
1kg de açúcar demerara

Como fazer: 

Remova a pele dos tomates: mergulhe-os em água fervente e retire todas as sementes possíveis. Depois escorra e esprema delicadamente, assim os tomates liberarão bastante água. Depois de escorrer e espremer, pese os tomates. Para cada quilo de tomate, junte 1kg de açúcar demerara e os outros ingredientes.

Leve ao fogo brando até apurar e fazer o ponto de bala mole (quando a calda tem viscosidade para ver o fundo da panela, ao passarmos a colher). Quer que a compota vire um delicioso acompanhamento para queijos? É só adicionar 1 pimenta dedo de moça bem picadinha durante o cozimento.

Uma dica final: coloque a compota em um vidro de geleia esterilizado, com um quadradinho de pano na tamba e faça o acabamento com uma fita.

Agora é só distribuir amor com sabor! 😉

Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone
FacebookInstagramVimeoPinterestTwitter

Direto do Insta

  • Sonhos e desejos por viver novas histórias nos acompanham no caminho. Conheça a nova coleção
#NaBagagem nas lojas e no site.

Assine nossa news

Arquivo