Dois nomes pra ouvir

por Cantão

Acredito na máxima eternizada por Elis Regina: “o novo sempre vem”. E se você é como eu – curte todos os gêneros e sonoridades – , sabe que a internet é um parque de diversões.
Foi numa destas pesquisas musicais que encontrei as vozes de Mari Blue e Ana Sucha, duas cantoras, representantes da nova e boa safra de músicos brasileiros, completamente distintas, mas igualmente ótimas.

A mineira Mari Blue lançou este ano seu álbum de estreia, o ótimo “Fruto da Flor”. Com um forte apelo estético e teatral, a delicadeza e o desgaste do tempo dialogam com a vibração do urbano. As faixas são livres de rótulos, com influências do rock, jazz e pop. Com letras diretas, irônicas e cheias de poesia, o disco propõe a discussão da liberdade, do feminino e da individualidade. Quem assina a direção musical é o elogiado violoncelista italiano Federico Puppi (músico que acompanha Maria Gadú pelo Brasil).

A originalidade e o talento de Ana Sucha, em pouco tempo de estrada, já a levaram para grandes palcos dentro e fora do Brasil – ela já se apresentou, inclusive, no projeto Faro Pelo Mundo, em Lisboa. Ana também já tocou no maior festival de música brasileira da Holanda, em 2015 – por onde também passaram Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Gadú – e lançou no ano passado seu primeiro disco, “Inês”, com produção de Eugenio Dale. As faixas do álbum narram suas vivências enquanto “ser mulher”, dotado de sentimentalidades e boas doses de ironia. Autodidata desde os 12 anos, Ana Sucha toca – junto com Eugenio Dale – praticamente todos os instrumentos no disco. Um arraso e garanto que ao vivo é ainda melhor.

Super recomendo os dois discos! 😉