O acesso a Caraíva não é dos mais fáceis, é preciso pegar uma estrada de terra de aproximadamente 35 quilômetros a partir de Trancoso, trajeto que dura cerca de uma hora, mas vale a pena fazer um pequeno esforço para ter uma recompensa como essa:
Esqueça os sapatos e deixe os saltos de lado! A boa é levar roupas leves, colocar um chinelo ou uma rasteira e se deixar contagiar pela tranquilidade do vilarejo construído à beira do rio. Com chão de areia, construções simples, paisagens bucólicas e sem a presença de carros, Caraíva nos abraça de um jeito mágico.
O encontro do rio com o mar, o bater das ondas na areia e as amendoeiras formam uma atmosfera deliciosa e envolvem os visitantes em uma pacata e prazerosa vida ribeirinha. Ao longo do rio e da praia há vários bares e restaurantes que oferecem tendas sob as quais se pode deitar e relaxar.
Apesar do clima de paz, a noite em Caraíva é movimentada. Em seu centrinho encontramos lojinhas, bares e restaurantes super charmosos e vendedores de artesanato. E, claro, o arrasta-pé rola solto nos dois forrós da ilha: Ouriço e Pelé, com direito a banda ao vivo!