Perfume sólido e natural

por Cantão

Compacto, versátil e delicioso, o perfume sólido, como o nome já diz, é um perfume geralmente produzido artesanalmente com ingredientes como ceras e óleos que ajudam a dar a textura e estabilidade ao preparo. Tem uma boa concentração de aroma, é prático de levar na bolsa (sem o risco de derramar) e uma delícia!

Grandes marcas como Marc Jacobs, Chloé, Stella McCartney, L’Occitane, entre outras, já aderiram à ideia e criaram extensões de suas linhas de produtos com as versões sólidas.

Esse tipo de perfume costuma vir em charmosas embalagens que os fazem parecer pequenas joias! As versões mais simples costumam ser vendidas em latinhas e apresentam valores mais econômicos. As possibilidades de misturas são muitas, tanto em relação a base (óleo vegetal) quanto ao aroma (óleo essencial). Preparei o nosso com óleo vegetal de jojoba (que é o mais inodoro, e por isso o mais indicado para fazer perfumes) e lavanda, que adoro!

post-perfume-02

Você vai precisar de:

10g de óleo vegetal (jojoba, amêndoa doce, azeite, óleo de coco, semente de uva…)
7g de cera de abelha
15 gotas de óleo essencial de lavanda
1 frasco para armazenamento do perfume
1 colher para mexer os ingredientes
1 recipiente de vidro que possa ir em banho-maria

Para melhor conservação do seu perfume, recomendo esterilizar o material de uso com álcool.

post-perfume-01

Como fazer:

Coloque a cera junto com o óleo vegetal para derreter em banho maria (fogo baixo) em um recipiente de vidro. Quando derreter, é só retirar do fogo e aguardar 2 minutos até que o calor se dissipe um pouco.  Em seguida acrescente o óleo essencial. Mexa bem,  despeje no recipiente e já está pronto! Dai pra frente só aguardar esfriar e endurecer para usar. Com o passar das horas ele ganha mais estabilidade e sua consistência definitiva. Para difundir melhor o aroma, a dica é aplicar em pontos estratégicos do corpo como pulsos, pescoço, colo e atrás das orelhas.

Procure a orientação de um profissional da área caso deseje fazer outras misturas de óleos essenciais, pois alguns deles têm restrição para crianças, gestantes, pessoas com hiper/hipo tensão e exposição ao sol.