A beleza exótica da Praia do Espelho

por Cantão

Não é novidade que o sul da Bahia faz parte dos destinos mais badalados do Brasil, principalmente no verão. Entre os points mais populares da área está Porto Seguro. O local de chegada dos portugueses guarda belezas naturais únicas, que vão além da sua agitada e badalada região central.

post-praiadoespelho-02

A Praia do Espelho, no distrito de Trancoso, está entre os lugares paradisíacos do município. Tranquila e cheia de charme, é uma das praias mais diferentes que já vi. Como se já não bastasse ser dona de águas límpidas e quentinhas, ela ousa, e abusa da exuberância.

post-praiadoespelho-03

Chamada originalmente de Praia de Caruípe, ganhou o apelido carinhoso por conta do efeito que o reflexo do sol faz em suas águas calmas e reluzentes. De um azul e transparência sem iguais, o efeito não poderia ser nada menos do que magnífico.

post-praiadoespelho-04

Em toda sua extensão a Praia do Espelho exibe grandes falésias brancas e avermelhadas, um extenso coqueiral e recifes de corais que se revelam durante a maré baixa. Aliás, a maré desenha paisagens bem diferentes e nos presenteia com perspectivas e horizontes únicos ao longo do dia.

post-praiadoespelho-05

Caminhar pelas sua orla é se surpreender a cada passo. A cada curva desenhada pelas falésias uma nova paisagem, um novo espetáculo. Nada de areias abarrotadas, barracas de praia e desrespeito à natureza.

post-praiadoespelho-06

A Praia do Espelho é praticamente deserta, muito bem preservada e transborda paz. Vez ou outra ela ainda é agraciada com a presença das tartarugas marinhas, que têm na praia o seu lugar de desova. Seus ângulos, formas e cores rendem muitos, muitos cliques, mas considero altamente recomendável desconectar e aproveitar o lugar ao máximo.

post-praiadoespelho-07

Por ser uma área preservada, a Praia do Espelho não possui muita infraestrutura e há pouquíssimas pousadas pé na areia por lá, todas maravilhosas, claro, mas com um número pequeno de quartos.

post-praiadoespelho-08

Na parte central da praia há diversas opções de bares e restaurantes em estilo rústico para passar o dia provando o melhor da gastronomia baiana. Todos os estabelecimentos são muito bem decorados, conectados com ambiente e bastante agradáveis.

post-praiadoespelho-09

Assistir à transformação da natureza enquanto se relaxa sobre espreguiçadeiras confortáveis, à sombra dos coqueiros, curtindo uns bons drinks, é revigorante e ao mesmo de se perder o fôlego. Não é todo dia que ficamos diante de cenários cinematográficos, que a cada instante se transformam e abusam da beleza.

post-praiadoespelho-10

Entre um baile e outro da maré, o colorido das falésias, a paisagem exuberante refletiva nas piscinas naturais e o nascer e pôr do sol, a Praia do Espelho se transforma, se mostra cheia de vida e intensidade e promete que jamais deixará de surpreender os admiradores mais exigentes. 🙂