Veneza: se perder faz bem

por Cantão

Se uma palavra pudesse definir Veneza, essa palavra seria charme, mas Veneza não nasceu para ser limitada a definições. A cidade é livre, leve, cheia de atrativos, sendo o melhor deles se perder por suas vielas estreitas. E, mesmo que você não queira, isso certamente acontecerá.

lvn-veneza-blog-07

Veneza é um labirinto de becos, galerias, praças e pequenos e grandes canais espalhados por uma das regiões mais famosas da Itália, um lugar único, declarado Patrimônio da Humanidade. É preciso se permitir viver sem roteiro na cidade para se surpreender com seus encantos e cenas pitorescas.

lvn-veneza-blog-04

Tomar um gelato e caminhar sem compromisso pelos canais, entre as lojas de máscaras e souvenirs, bares e restaurantes é a melhor forma de sentir a alma veneziana.

lvn-veneza-blog-06

Em meio aos passeios a pé é possível se encontrar sem querer com lugares como a Piazza San Marco, onde ficam o antigo farol, o campanário de San Marco e a imponente Basílica San Marco, uma grande referência da arquitetura bizantina. O Palazzo Ducale, conhecido como Palácio do Doge, também é um clássico da Piazza San Marco. O edifício, que é um belo exemplar do estilo arquitetônico gótico veneziano, foi o prédio dos poderosos doges da República Veneziana.

lvn-veneza-blog-10

A Ponte do Suspiro, uma das mais importantes e bonitas de Veneza, conectava a prisão da cidade às salas de interrogatório no Pallazo Ducale. Ao atravessá-la, os prisioneiros sabiam que não voltariam vivos, então suspiravam ao ver pela última vez o mundo.

lvn-veneza-blog-02

A Ponte Rialto, a ponte em arco mais antiga sobre o Grande Canal, é outro lugar inconfundível. Ao seu redor, em meio a centenas de turistas que buscam o clique perfeito, se concentram diversos bares, restaurantes e lojas de ourives. Debruçar-se sobre seus muros e observar as gôndolas navegando pelas águas tranquilas do canal é algo revigorante.

lvn-veneza-blog-03

Se ficar na vontade de curtir o canal de dentro das gôndolas, opção é o que não falta. Há gondoleiros espalhados por todos os pontos mais movimentados de Veneza, oferecendo passeios que são perfeitos tanto para os casais apaixonados quanto para famílias e grupos de amigos.

lvn-veneza-blog-05

Em pé na gôndola com sua camisa listrada, o gondoleiro passa por pequenos e grandes canais, explicando um pouco de cada ponto turístico. Sem dúvida, o passeio de gôndola é uma das formas mais incríveis de se conhecer Veneza.

lvn-veneza-blog-09

A verdade é que por todos os ângulos Veneza é inspiradora. Até o gato sabe aproveitar o #ViverBem e o dolce far niente da cidade mais romântica do mundo.