A editora Lote 42 acaba de lançar seu novo livro: Bernice Corta o Cabelo, de F. Scott Fitzgerald, com ilustrações de Mika Takahashi. Originalmente publicado em 1920, o conto do autor -americano ganhou nova tradução da jornalista Juliana Cunha, autora do primeiro livro publicado pela editora, o Já Matei por Menos, coletânea de textos anteriormente publicados em seu blog.
Assim como acontece com a maior parte dos livros da Lote 42, o projeto gráfico de Bernice Corta o Cabelo, assinado por Daniel Justi, é bastante temático: um fitilho que remete aos fios de cabelo cortados pode ser utilizado como marcador de página. A melhor parte, no entanto, é mesmo o texto: o conto não passou por adaptação, a tradução foi fiel ao original, e Juliana Cunha assina o posfácio.
Para o lançamento, a editora organizou uma tarde de jazz na Banca Tatuí, em Santa Cecília, São Paulo. A rua Barão de Tatuí se transformou em uma pista de dança com o projeto Jazz na Rua. E o evento teve mais atrações temáticas, com cortes de cabelo no local. Veja as fotos aqui.
Para saber mais, recomendo o artigo Entre os Fios de Bernice, publicado na Revista CULT, que traz curiosidades interessantes.