Por dentro da Officina Profumo-Farmaceutica

por Cantão

A Basilica di Santa Maria Novella é um baú do tesouro em plena Florença. Parada obrigatória na cidade, a igreja guarda preciosidades como a série de afrescos de Domenico Ghirlandaio e as obras-primas inestimáveis de nomes como Botticelli e Filippino Lippi.

Além da beleza de sua arquitetura, a igreja é famosa pelos seus perfumes divinos, feitos com as flores cultivadas no monastério. No mercado desde 1612, a Officina Profumo-Farmaceutica nasceu quando os frades dominicanos começaram a produzir remédios com ervas medicinais do mosteiro.

Hoje o boticário tradicional vende fragrâncias, remédios, chás e produtos para a pele com charme vintage e cheirinho inebriante. Diz-se que a ideia de trocar o óleo por álcool na composição de colônias foi invenção deles, o que abriu caminho para a perfumaria moderna!

image-3_1

Nada se aproxima tanto de uma viagem no tempo quanto a experiência por lá. Que tal provar um refresco 100% florentino, com os mesmos ingredientes usados há 400 anos? A Acqua di Santa Maria Novella, um dos carros-chefe da botica, foi desenvolvida em 1614 pelo frei Angiolo Marchissi e funciona até hoje como um remédio “anti-histéricos”.

A bebida tem teor alcoólico de 70%, e é à base de balsamita, menta e canela. É só diluir uma colher de chá em água e beber em pequenos goles para ajudar com a ansiedade ou para acalmar a digestão. Praticamente um floral ancestral!

post-officinaprofumo-04

Muitas das fórmulas perpetuam a receita original, o que transformou a farmácia numa meca da beleza holística. Os produtos feitos com receitas de extratos herbais são mantidos o mais naturais possível e sem aditivos como antioxidantes. E o melhor: vêm em embalagens com jeitinho antigo, uma atração à parte.

Outro detalhe é que os poucos funcionários do ateliê dedicam-se a dobrar as embalagens, colar rótulos, fechar perfumes, derramar cera na fôrma para velas à moda antiga: tudo feito à mão e um a um.

post-officinaprofumo-02

A farmácia tem vários clientes ilustres, como o chef Alain Ducasse e a atriz Catherine Deneuve, mas também já foi a favorita da rainha Catarina di Médici, que ajudou a fazer a fama da farmácia porque só usava a Acqua di Colonia Santa Maria Novella, até hoje o produto mais vendido por lá.

post-officinaprofumo-03

E o mais bacana é que a botica fiorentina tem várias filiais espalhadas pelo mundo, e uma delas em São Paulo. É só visitar a perfumaria na Rua da Consolação (nº 3354) e levar um pedacinho da Itália para casa. Também é possível encomendar os cosméticos, eles entregam em todo o Brasil.

post-officinaprofumo-07

Um paraíso da alquimia! 🙂

Vai lá: Piazza di Santa Maria Novella, 18. A Officina fica na Via della Scala, 16.
Horários: das 09h às 17h30 de segunda a quinta; das 11h às 17h30 às sextas; das 9h às 17h aos sábados; das 12h às 17h aos domingos.