Mulheres de Impacto

por Cantão

Empoderamento. A palavra de ordem do momento (ainda bem!), é muito mais do que um conceito ou desejo: é uma meta, um sonho. No Dia Internacional da Igualdade Feminina, fazemos reflexões sobre a busca do empoderamento de mulheres nas mais diversas formas — pessoais ou coletivas.

Por isso, não podemos deixar de falar sobre a importância do apoio a quem se dedica a projetos que celebrem o feminino e colaborem para um verdadeiro impacto social. Nada mais digno do que mulheres de verdade tirando seus sonhos do papel, certo?

Essa é a ideia do canal Mulheres de Impacto. O projeto é resultado de uma parceria entre o Think Olga, a Benfeitoria e a ONU Mulheres Brasil, e reúne 11 projetos liderados por mulheres que abordam temas como violência doméstica, maternidade solo e ocupação de espaços públicos. Não é incrível?

post-mulheresdeimpacto-03

O critério de seleção dos projetos foi bem interessante. Para participar, os projetos deveriam ser liderados mulheres, como uma ferramenta de impacto na vida da mulher ou da comunidade, e com sua implementação no Brasil! Ótimas ideias pra fomentar uma cultura mais humana e colaborativa. Falamos um pouquinho sobre cada um deles:

Cada Nascimento Importa

Comunidade online que, através de informação e apoio, empodere mulheres grávidas. Além de garantir a autonomia da mulher em saúde e parto, o objetivo é fortalecer, multiplicar e conectar toda a rede de apoio ao parto. Uma grande iniciativa para refletir na melhoria do sistema obstétrico no Brasil e seus indicadores (que são dos piores do mundo). Colabore aqui!

Apoie AfrôBox

O primeiro clube de assinaturas no Brasil totalmente dedicado às mulheres negras e mulheres com cabelos afro. Para conectar mulheres reais, que se conhecem bem, às marcas que entendem isso e querem fazer cada vez melhor para elas, a Afrô criou o serviço AfrôBOX, um clube de caixas por assinatura, com foco primário em mulheres negras e mulheres com cabelos afro (em todas as suas possibilidades). Colabore aqui!

Casa Longarina

A ideia é trazer vivências focadas no empoderamento de mulheres através do esporte. O espaço pertinho do mar, em Maresias (SP), receberá mulheres para se empoderarem através da prática dos esportes surf, skate e SUP atrelada ao yoga, exercícios físicos, oficinas de coach e cursos que trarão informação para uma melhor qualidade de vida. Colabore aqui!

Deixa Ela Em Paz

O Deixa Ela Em Paz é um coletivo feminista que promove ações de ocupação do espaço público pelas mulheres, criando formas de combater o machismo e a discriminação de gênero. “Nosso objetivo é realizar o Circuito de Enfrentamento Urbano – CEU para Mulheres-  laboratórios gratuitos de intervenções urbanas para transformar a realidade cotidiana das mulheres e sua experiência na cidade.” Colabore aqui!

Bonita Também

O Bonita Também é uma rede onde mulheres trocam depoimentos sobre autoestima. Com o apoio, essas histórias serão transformadas em uma websérie com 5 episódios. “A beleza é diversa, ela contempla todos os corpos e rostos. Essa iniciativa existe porque todas as mulheres merecem ter a autoestima valorizada!”. Colabore aqui!

Mãe Solo

O projeto de desconstrução é um convite para apoiar a multiplicação do conteúdo Mãe Solo, uma série de tirinhas irônicas que desromantiza o que é ser mãe. Colabore aqui!

Mete a Colher

Uma startup que tem como principal objetivo ajudar mulheres a saírem de relacionamentos abusivos e combater a violência doméstica. Tudo isso com um aplicativo que ajuda a tornar o processo mais rápido. O app é todo baseado em conversas, com uma lógica parecida com outros aplicativos de conversa, como Whatsapp e o Facebook Messenger. “Nossa experiência até agora mostra que, na maioria das vezes, as mulheres precisam muito desabafar sobre a sua atual situação. Mulheres que já ajudaram amigas e parentes a saírem de relacionamento abusivo informaram que tudo foi na base da conversa e muito conselho.Colabore aqui!

Cores de Aidê

Banda de mulheres que tocam samba reggae e buscam exaltar o feminino em suas canções. O objetivo da arrecadação é possibilitar a gravação do seu primeiro CD. Colabore aqui!

Desabafa!

O projeto também tem foco contra a cultura do estupro. O objetivo é fortalecer os laços entre as mulheres e revelar a cultura do estupro em locais públicos com a intenção de devolver à mulher o seu direito à cidade. “Uma forma de fazer alguma mudança é falar sobre isso, mas além de falarmos entre nós e nos sentirmos melhores quando ouvidas, precisamos que isso seja dito para além dos grupos de mulheres, precisamos falar isso para quem realmente importa, e transformarmos nosso desabafo em uma mudança real.Colabore aqui!

Feminicidade Ocupa

Desde 2015, o projeto criado pelo Atados em parceria com diversos coletivos, mobilizou dezenas de voluntárias para ouvir histórias de mulheres pelas cidades e registrar esses depoimentos em fotografias, textos, frases e poesias, que ocupam as ruas em formas de lambes. “Ocupamos a cidade com histórias de mulheres e queremos mostrar que cada narrativa importa, promovendo ainda mais espaços de troca!”. Colabore aqui!

Nós, Madalenas (meta 100% atingida)

post-mulheresdeimpacto-01

O projeto de Maria Ribeiro traz um livro com cem fotos artísticas onde mulheres posam com a palavra que significa o feminismo para cada uma estampada em seus corpos. Com sua história e sua representatividade, tais mulheres compõem esse projeto que se torna muito mais que uma série de fotografias, pois incentiva a reflexão sobre o significado complexo e profundo de cada palavra. Conheça mais aqui!

Maternativa – Mães Empreendedoras (meta 100% atingida)

post-mulheresdeimpacto-02

Buscamos fortalecer o empreendedorismo materno por meio da geração de conteúdo e formação em negócios para + de 4.500 mães empreendedoras. Um espaço de geração de conteúdo e compartilhamento de informações proporcionando um espaço para compra/venda de produtos e serviços de mães empreendedoras, além de trocas de experiências relacionadas ao empreendedorismo materno com formação na área de negócios. Conheça mais aqui!

Sensibilidade, luta, coragem!
Viva a sororidade. Vamos nessa? 🙂