Mais sabor com o Olio di Cantão

por Cantão

Azeite tem sabor de história: há mais de seis mil anos é uma das especiarias mais nobres do mundo. O bálsamo extraído das oliveiras já foi usado como unguento para a pele, óleo para lamparina e até como óleo terapêutico antes de virar um dos temperos mais saborosos da culinária.

E se em Um Verão Na Toscana falamos tanto sobre compartilhar bons momentos à mesa – recheados de risadas e pratos deliciosos – não podíamos deixá-lo de fora!

Por isso, convidamos o pessoal da Plezi Gourmet, marca artesanal de produtos cotidianos para uma parceria deliciosa: personalizar uma receita preparada a partir de um azeite extra-virgem para o Cantão! O resultado ficou uma delícia, é claro! O Olio di Cantão é um azeite defumado com um sabor leve, e ao mesmo tempo, profundo e marcante. Para comer e viver bem!

Entrevistamos Priscilla Menezes, uma das sócias-fundadoras, que conta mais sobre a história da marca e tudo sobre o processo criativo do Olio di Cantão. E você ainda ganha 20% de desconto para aproveitar o seu! É só clicar aqui e garantir o seu!

cupom-blog_20OFF-plezi

Conte um pouquinho da história de vocês e como a marca surgiu. 

A ideia surgiu nos nossos habituais devaneios pós-almoço de domingo, regados a vinho e muita risada. De brincadeira, pensávamos em como seria bom aproveitarmos o talento culinário do Lauro Carvalho para desenvolvermos uma marca juntos. Mesmo sendo engenheiro, o Lauro dá aulas e consultorias de culinária e vinho há mais de 20 anos. Em um determinado momento, nós três (meu marido, Guilherme, o Lauro, e eu) estávamos passando por sérios questionamentos quanto às profissões exercidas e começamos a levar a sério a vontade de empreender.

Um belo dia, o Lauro apareceu com uma manteiga caseira temperada com especiarias. Achamos que aquilo fazia muito mais sentido! Era delicioso e diferente. Ficamos muito empolgados! Daí em diante começamos a desenvolver uma linha de manteigas temperadas, que hoje já conta com sete sabores, como a de vinho com especiarias, wasabi, funghi com mostarda, salsa trufada. Logo no início, também desenvolvemos o azeite artesanalmente defumado, que é o nosso xodó!

Por que ‘Plezi’?

Plezi significa prazer ou prazeres na língua crioula. Essa língua na verdade é um sistema de comunicação rudimentar, criado por pessoas que falam línguas diferentes e que precisam se comunicar entre elas. Achamos simbólico pelo fato de acreditarmos que a comida, assim como a língua, é uma forma de integração e socialização.

Como é o processo artesanal dos azeites da Plezi?

Nós escolhemos o azeite pela sua qualidade e acidez. Hoje trabalhamos com um ótimo azeite extra virgem como base que tem 0,2% de acidez apenas. O processo é bem parecido com a defumação de outros produtos, como a linguiça, por exemplo. O azeite fica alguns dias em contato com a fumaça que é produzida pelo carvão na churrasqueira, o que traz um sabor marcante e muito diferente do azeite comum.

post-oliodicantao-01

Conte um pouco sobre a rotina do ateliê e como vocês selecionam seus fornecedores.

Após um ano e meio, o Lauro e o Guilherme hoje estão dedicados integralmente ao negócio, cuidando de perto da produção e das parcerias que desenvolvemos juntos. Toda a produção ainda é feita de forma artesanal, com a colaboração de dois outros funcionários. Quanto aos nossos fornecedores, eles são escolhidos pela qualidade dos produtos, sempre dando prioridade para os pequenos produtores, onde podemos fazer parcerias para crescermos juntos.

E o Olio di Cantão? Fale um pouquinho como foi personalizar este azeite especialmente para a gente!

Foi uma parceria muito especial! Desde o nosso primeiro papo rolou uma sintonia incrível. Levamos algumas opções de produtos, alguns desenvolvidos exclusivamente pensando na coleção, mas o azeite defumado realmente conquistou a equipe e tinha a personalidade que a Cantão queria transmitir para o lançamento da nova coleção inspirada na Toscana. Desde a elaboração da identidade visual, rótulos, caixinha personalizada até a entrega do produto final foi muito trabalho das duas partes, mas daqueles que a gente adora e se diverte fazendo, sabe? O resultado final nos deixou muito orgulhosos!

Quais os melhores pratos para acompanhar o Olio di Cantão?

O Olio di Cantão é muito versátil. Um simples ovo estalado feito com ele é outra coisa! (risos). O azeite também fica delicioso com um pãozinho, para abrir o apetite. Em grelhados, refogados, guisados e, para finalizar pratos como risotos, sopas e massas. Para temperar legumes e saladas, o azeite defumado vai muito bem também. Ou seja, é só usar a imaginação e aproveitar o gostinho defumado que ele traz!

O que é viver bem pra você?

Viver bem sem dúvida é estar junto, rindo, brindando.

* * *

Quer ficar por dentro de todas as novidades deliciosas da Plezi? Siga o Instagram ou a fanpage deles!

Sapori di Itália per te. Mangia che te fa bene! 😉