Pra valorizar a produção cinematográfica italiana, de 25 a 31 de agosto vai rolar a 8 ½ Festa do Cinema Italiano, batizado em referência ao clássico de Fellini, o eterno 8 ½ (1963).
Em sua terceira edição no Brasil, o evento amplia seu circuito para mais sete salas em diversas capitais nacionais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
E a programação, que reúne sete títulos, está imperdível! Quem inaugura a mostra é o novo filme do diretor italiano Paolo Virzí, “Loucas de alegria”. O longa nasceu no set de seu filme anterior, “Capital humano” (2013), todo rodado na Toscana. Virzí conta que viu sua mulher, a atriz Micaela Ramazzotti, e Valeria Bruni Tedeschi andando de mãos dadas pela locação.
A imagem despertou nele a ideia de duas amigas, de origens e estratos sociais diferentes, que se unem para fugir de uma instituição de reabilitação mental onde foram colocadas pelas famílias.
Entre os principais destaques estão “As confissões” (2016), de Roberto Andó, com Toni Servillo no papel de um monge convidado a participar de um encontro do G8 — o ator está na seleção também com “As consequências do amor” (2004), de Paolo Sorrentino, que promete.
Outro título esperado é “Amor eterno” (2015), de Giuseppe Tornatore, diretor premiado de “Cinema Paradiso”, com Olga Kurylenko e Jeremy Irons vivendo um romance aparentemente impossível. “Não seja mau” (2015), de Claudio Caligari, sobre a relação entre dois jovens da periferia de Roma, foi indicado para representar o país na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. Boas pedidas!
Completam a seleção a ficção científica “Meu nome é Jeeg Robot” (2015), de Gabriele Mainetti, e a comédia “Paro quando quero” (2014), de Sydney Sibilia.
Aqui no Rio, a mostra acontece nos cinemas do Espaço Itaú em Botafogo e no Espaço Rio Design, na Barra da Tijuca. Os filmes da mostra têm valor fixo de R$ 20 (ou R$ 10 a meia entrada), e serão exibidos dois por dia, sempre às 19h e 21h30. Confira a agenda aqui e não perca!