Costumam dizer que Curitiba é cinza e que seus moradores não são lá muito amigáveis, mas devo dizer que existe amor em Curitiba, sim! Além de ser exemplo mundial em mobilidade e urbanismo, a capital do Paraná é a cidade mais verde do país e da América Latina, segundo o relatório Green City Index. E, apesar da fama sobre a frieza dos curitibanos, um dos apelidos da capital é “Cidade Sorriso”. Diz aí: tem como não sorrir vivendo em um lugar dono de paisagens como essa?
Mesmo com os dias nublados e com as temperaturas baixas, que fazem da capital a mais fria do Brasil, é fácil ser feliz por lá. Há um infinidade de programas super legais para ninguém sofrer de tédio.
Se no Rio de Janeiro as praias são imperdíveis, na Cidade Ecológica, como também é conhecida, os parques são paradas obrigatórias para quem curte um passeio ao ar livre com lindas vistas e muita tranquilidade.
De origem indígena, a palavra Curitiba significa “terra dos pinhais”. E em uma simples caminhada pelas áreas verdes da capital é fácil entender a razão da escolha do nome. O Parque Barigui, o Parcão e o Jardim Botânico, por exemplo, são repletos das famosas araucárias, popularmente conhecidas como pinheiro-do-paraná. É dessas frondosas árvores que saem os pinhões, frutos típicos da região. Dá uma olhada nesse visual do Jardim Botânico. Nada mal, né?
Aliás, lá vai uma curiosidade que pouca gente sabe: a geometria do Jardim Botânico lembra a bandeira de Curitiba! Já perceberam isso? Além dos jardins geométricos, essa obra de arte ainda tem trilhas em bosque de araucárias, lagos, quadras esportivas e espaço cultural com exposição permanente.
E, claro, é impossível falar do Jardim Botânico de Curitiba sem falar da sua famosa estufa, um dos principais cartões postais da cidade. A estufa, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, é toda construída em estrutura metálica e vidro, de estilo art-nouveau. Totalmente climatizada, a estufa abriga plantas características da Floresta Atlântica do Brasil e de seu interior é possível ter uma vista incrível do jardim em estilo francês.
Falando de natureza a UNILIVRE, Universidade Livre do Meio Ambiente, é referência. Ela fica dentro do Bosque Zaninelli, que tem uma imensa mata nativa com várias espécies de aves e um lago muito simpático. Lugar perfeito para relaxar! O prédio tem uma estrutura bem interessante, feita de troncos de eucalipto, totalmente integrada ao meio ambiente. Uma rampa em espiral dá acesso às salas de aula e a um mirante com uma linda vista.
Visuais incríveis não faltam em Curitiba! O Parque Tanguá é um dos lugares de onde se pode ver parte da cidade do alto e desfrutar de momentos em meio à natureza. O parque foi construído em um local onde haviam duas pedreiras e preserva áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigui, um dos principais de Curitiba.
Na parte de cima fica o belíssimo e bem conservado Jardim Poty Lazzarotto e um mirante com vista para o lago. Além disso, o conjunto do parque inclui cascata, ciclovias, pista de cooper, lojas de sounevirs, bistrô e lanchonete. Quem quiser passar uma tarde agradável com os amigos ou com a família também pode usar gratuitamente os quiosques com churrasqueiras de concreto espalhadas pelo lugar.
Mesmo com os dias nublados e clima mais frio, precisamos admitir que o que não falta a Curitiba é cor e encanto! 😉