“Tarantella”, “Funiculì Funiculà”, “O’ Sole Mio” são verdadeiros clássicos da música italiana, mas… do século passado!
Inspirada pela nova coleção Um Verão Na Toscana, fui atrás da nova geração de artistas que representam bem a música italiana, porque é bom que saibamos que ela vai além de Laura Pausini e Eros Ramazzotti — ambos muito populares por aqui.
Selecionei cinco nomes bem interessantes que valem uma audição atenta naquelas tardes de ócio criativo. Tenho certeza de que assim como eu, você também vai se apaixonar pela melodia, idioma e inspirações destes artistas… afinal, uma das expressões mais charmosas do mundo — “dolce far niente” — não é italiana à toa. Eles sabem viver e fazer música. Confere só:
Nina Zilli é a rainha do soul italiano. Muitas vezes comparada à Amy Winehouse, provavelmente por conta da semelhança na voz e no estilo musical (algumas vezes até mesmo o cabelo), a cantora mistura em suas músicas soul, jazz, blues e reggae. E ó, segura a onda como poucas. L’Amore E’ Femmina é sucesso absoluto na Itália e me conquistou também.
Annalisa é uma jovem cantora que surgiu por conta de um reality show chamado ‘Amici di Maria De Filippi’, que revela novos talentos na música – uma espécie de The Voice/Fama/Ídolos e coisas do gênero. A artista é bem pop e tem uma voz marcante. Não é um nome estourado no país, mas eu a considero uma das boas promessas da música italiana atual. Vale ficar de olho nela!
Modà é uma banda bastante popular entre os jovens italianos. Eles já tinham lançado três álbuns mas só estouraram em 2011 com o disco Viva I Romantici. Em 2013, lançaram Gioia mas o antecessor é muito melhor. A banda mistura rock com baladas românticas e dá super certo. O clipe de “Tappeto di fragole” traz imagens de shows e dá pra ver que eles arrastam multidões.
Lorenzo Cherubini Jovanotti é um cantor de imensa popularidade. Mais conhecido como Jova, ele canta de tudo, inclusive (pasme!) samba. Ficou conhecido em todo país por transformar uma serenata em rap. Enfim, o artista apresenta uma mistura de ritmos que funciona – única e exclusivamente com ele.
O cantor Alex Britti não é bem da nova geração, embora também não seja um artista veterano. Considerado o melhor guitarrista italiano da atualidade, ele mistura baladas românticas com jazz, solos de guitarra e ainda tem aquele sotaque. Ai ai… 😉