O México é um país surpreendente, de natureza riquíssima e os cenotes são, sem dúvida, suas maiores preciosidades. Os cenotes são grandes cavidades que abrigam piscinas naturais cristalinas de água doce e transbordam exuberância!
Alguns contam que os buracos são resultado do desgaste natural do solo por conta da movimentação do lençol freático e do impacto da água da chuva. Outros dizem que os cenotes surgiram há milhões de anos com o impacto de um grande meteoro, aquele que também teria extinguido os dinossauros da Terra. Pesquisas mais recentes revelam que os grandes buracos serviam como templos sagrados, onde o povo maia realizava seus rituais de sacrifício e cerimônias religiosas, além de prover água para os povoados.
Entre os mais de 7 mil cenotes existentes no México, um dos mais famosos é o Ik Kil, que fica bem pertinho do sítio de Chichén Itzá (que já falamos por aqui) a cerca de três quilômetros. E não há nada melhor do que dar um mergulho nas águas geladinhas de uma caverna que é pura beleza depois de andar debaixo do sol escaldante da zona arqueológica.
A entrada para o Ik Kil, que fica dentro de uma propriedade privada com o mesmo nome, custa cerca de US$ 4. A estrutura do lugar é muito boa e os visitantes podem tomar banho no chuveirão que fica na entrada do cenote, usar vestiários, além de alugar toalhas, coletes salva-vidas e armários para guardar os pertences.
Logo na chegada encontramos uma vista incrível: um imenso buraco cercado por paredes rochosas e emoldurado por uma vegetação fascinante, com plantas que caem do topo das rochas e formam imensas cortinas verdes. Algo realmente diferente e encantador!
Em um belo dia de sol e céu azul a água do cenote fica ainda mais clarinha e a luz suave que ilumina o grande buraco dá um espetáculo à parte. O tamanho do Ik Kil é condizente com sua beleza: são impressionantes 40 metros de profundidade por 60 metros de diâmetro, distribuídos entre vários níveis, cada um com uma perspectiva diferente. Dá para usar e abusar dos cliques!
Escadas esculpidas na rocha levam o visitante até o local de mergulho. Muita gente costuma alugar salva-vidas porque a água é muito densa e difícil para nadar e boiar. Enquanto alguns entram com cuidado pelas escadas de madeira na entrada do cenote, outros preferem se jogar, literalmente, da plataforma e mergulhar fundo no Ik Kil.
Um lugar inesquecível. A água doce e gelada e a natureza exuberante do cenote Ik Kil revigoram não só os corpos cansados, como também renovam o fôlego das almas que se alimentam de viver bem por aí! 😉