imersão cultural com a Coutto Orchestra

por Cantão

A banda sergipana Coutto Orchestra se prepara para lançar, em agosto, seu segundo álbum já batizado de VOGA. O projeto foi desenvolvido a partir de uma imersão, a bordo de um barco, nas comunidades ribeirinhas do São Francisco. Pois é, o “velho Chico” está realmente na moda!

post-couttoorchestra-03

Alisson Coutto (trombone, controladoras e vocais), Vinícius Bigjohn (sanfona e percussão), Rafael Ramos (baixo e piano) e Fabinho Espinhaço (bateria) embarcaram numa viagem de 20 dias para captar sons, imagens e histórias que fazem parte do processo de criação deste novo trabalho. A micro-big-band de Aracaju, formada em 2010, integra a novíssima e boa safra de músicos instrumentais do Nordeste.

Os quatro misturam ritmos tradicionais e fortes referências sertanistas como o maracatu de brejão, a taieira e o forró com os gêneros musicais do mundo e elementos eletrônicos, formando um verdadeiro caldeirão sonoro – eles associam aparatos tecnológicos à sanfona, percussões e sopros.

post-couttoorchestra-02

Voga é o movimento ritmado das remadas das embarcações, mas também, “moda nova” ou “aquilo que está em evidência” e isto dialoga diretamente com a proposta deste novo disco: apresentar por meio de suas canções um Nordeste contemporâneo, que se aproxima do mundo marcando presença nesta aldeia global por meio da música. A expedição reuniu elementos da cultura popular sergipana com diversas sonoridades mundo afora. Uma provocação estética, mas também um convite para estreitar a relação da música com mundos, aparentemente, díspares.

post-couttoorchestra-01

Dia 12 de julho, eles lançam o primeiro single Adorno em todas as plataformas digitais mas você poderá ouvir a música com exclusividade no Faro MPB, na quinta, dia 7. Já no domingo, dia 10, eles se apresentam no Parque Municipal de Belo Horizonte dentro da Virada Cultural abrindo o show do Lenine. Fique de ouvidos atentos porque a Coutto Orchestra ainda vai dar muito o que falar!

créditos das fotos: Melissa Warwick